Uma parada luxuosa com múmias de faraós. Esse foi o evento realizado nas ruas do Cairo, capital do Egito, no dia 3 de abril. As peças foram colocadas em carros, cada um com o nome do monarca que estava sendo transportado no automóvel, e “desfilaram” por um trajeto de 5 quilômetros. Os veículos saíram do Museu Egípcio, onde as múmias estavam em exibição, e foram até o Museu Nacional da Civilização, que será a nova casa das relíquias. Ao todo, foram transportadas 22 peças: 18 reis e 4 rainhas.

Além dos carros com as múmias, a parada teve shows de luzes, banda de percussão e apresentações com músicas egípcias e artistas vestidos com roupas e acessórios do Egito Antigo. Segundo os organizadores, o objetivo do desfile era mostrar respeito aos reis do passado, exibir a riqueza da história egípcia e divulgar o Museu Nacional da Civilização, inaugurado no dia 3 de abril.

A parada foi exibida pela TV aberta do Egito e no YouTube, em que pode ser vista por pessoas do mundo todo — até o fechamento desta edição, o vídeo do evento já tinha quase 500 mil visualizações.

#pracegover: carro inspirado no Egito Antigo passa pelas ruas e é acompanhado por artistas usando roupas e utensílio que remetem ao período. Foto: Islam Safwat/Getty Images

Alguns dos reis (mumificados) que estavam no desfile

Ramsés II
Seu governo durou mais de 60 anos e foi um dos mais longos da história no Egito — para se ter ideia, muitos faraós não chegavam nem a governar por dez anos. Além disso, Ramsés II é considerado um dos mais importantes monarcas daquela civilização. Promoveu grandes avanços nos setores econômico, administrativo e militar. Foi o primeiro, por exemplo, a conceder salário e treinamento para os soldados que lutavam pelo Egito.

Seti I
Comandou diversas batalhas, que terminaram com a conquista de territórios no norte da África. Também foi responsável por grandes e importantes obras, como a construção de um templo para o deus Osíris. A múmia de Seti I é a mais bem preservada de todas as que já foram encontradas até hoje.

Seqenenre Tao
Ficou conhecido por ter travado diversas batalhas, o que lhe rendeu o título de “O Bravo”. Seus principais confrontos foram contra os hicsos, povo que dominou parte do território egípcio. De todas as múmias que foram exibidas na parada, a de Seqenenre Tao é a mais antiga.

Por que os antigos egípcios faziam múmias?
No Egito Antigo (cerca de 3500 a.C. a 525 a.C.), acreditava-se que, para ter vida após a morte, era necessário que o corpo do indivíduo passasse por uma série de rituais e procedimentos, entre eles o da mumificação. Nesse processo, o corpo da pessoa era amarrado em faixas e se tornava uma múmia. Se o indivíduo fosse poderoso, como era o caso dos faraós, o corpo mumificado era colocado em uma pirâmide — a tradição dizia que esse formato de construção facilitava a subida do monarca aos céus.

Fontes: Aventuras na História, British Museum, History, G1, Ministério do Turismo e Antiguidades (governo do Egito), Unesco e The Washington Post.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 168 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (10)

  • EDUARDA mendes

    1 ano atrás

    amei

  • duda

    1 ano atrás

    amei

  • João Henrique

    2 anos atrás

    Gosto muito do joca trais informações super legais

  • mallumelo

    2 anos atrás

    Adorei a reportagem! Te amo Joca!

  • Julia Kryszczun

    2 anos atrás

    amo o Egito!

  • EDUARDA mendes

    1 ano atrás

    Eu tb amo o Egito😁

  • Vitor Venceslau

    2 anos atrás

    bem legal bem loko

  • Larissa

    2 anos atrás

    Eu achando que as múmias começaram a andar: :o Enfim, de qqr jeito eu ameiiii, amo o Jornal Jocaaaaa

  • luisa.paula@uirapuru.g12.br

    3 anos atrás

    não gosto muito do joca

  • Jornal Joca

    3 anos atrás

    Olá, Luisa! Obrigado por deixar seu comentário por aqui. Tem algo que você gostaria de sugerir para o que o Joca seja mais legal? É sempre ótimo receber as ideias e sugestões de vocês :)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido