Mulheres da Pré-História eram mais fortes do que as atletas de remo da atualidade, de acordo com um estudo feito pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra.

A pesquisa comparou os ossos de mulheres que viveram no período Neolítico com oito atletas profissionais de remo da atualidade. Ao final, os cientistas chegaram à conclusão de que os braços das antigas moradoras da Terra eram 16% mais fortes do que os das remadoras.

O estudo também comparou os braços das mulheres pré-históricas com os de estudantes comuns de Cambridge. Nesse caso, as ancestrais eram 30% mais fortes do que as representantes modernas.

Para os pesquisadores, as pré-históricas ficaram fortes graças à prática de moer grãos, atividade comum na época. Quanto mais elas moíam, mais fortes os músculos ficavam.

Como era a vida na Pré-História?
Esse período costuma ser dividido em duas partes:

Paleolítico: vai do início da humanidade até o começo da agricultura. Para sobreviver, os homens tinham que caçar e pescar.

Em algumas regiões, a oferta de alimentos acabava depois de um tempo, o que os obrigava a ir para outros lugares. Por isso, eles costumam ser chamados de nômades, pessoas que não têm uma casa fixa.

Foi nesse período também que o homem aprendeu a fazer fogo e a utilizar ferramentas feitas de pedra, ossos e marfim.

Neolítico: nesse período, o homem aprendeu a plantar. Com isso, passou a ter menos necessidade de se deslocar de um lugar para o outro.

Além disso, essa época marcou o início da divisão do trabalho: homens ficavam responsáveis pela caça e pesca e mulheres tinham que cuidar dos filhos e do plantio.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Maria tereza

    3 anos atrás

    isso esta no meu livro de história sobre paleolitico e neolitico paleo significa antiga litico pedra neo novo litico pedra

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido