Ixi! Você bateu no paywall! Isso quer dizer que você já acessou três conteúdos neste mês.Insira seu nome e e-mail para acessar mais duas reportagens gratuitamente. Assinante? Faça Login Voltar para a home Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca Selecione o plano que você deseja assinar abaixo: 12
Essa foi a primeira vez que as mulheres puderam votar e concorrer nas eleições na história do país.
O número é um resultado inicial das eleições, já que ainda falta apurar resultados de diversas cidades. A conquista das mulheres é um grande avanço em um país em que elas são proibidas de dirigir e precisam da permissão dos homens para tudo, até para sair nas ruas.
No total de 130 mil eleitoras, 106 mil compareceu às urnas. Já entre os homens, eram 1,35 milhões de eleitores registrados e 600 mil votaram.
As mulheres eleitas são de regiões diferentes do país, sejam grandes cidades ou pequenas vilas.
A capital Riade teve quatro eleitas, no vilarejo Madrakah, uma eleita. Já em uma das maiores cidades sauditas, Jidá, duas mulheres foram eleitas.
Cerca de 7 mil candidatos, entre eles 979 mulheres, estavam concorrendo a 2,1 mil vagas aos únicos cargos que do governo que são eleitos pelos cidadãos sauditas. As duas rodadas anteriores de votação para os conselhos, em 2005 e 2011, eram abertas apenas para homens.