Resultado de imagem para wonder woman onu

A Mulher Maravilha, clássica personagem das histórias em quadrinhos, virou embaixadora da ONU (Organização das Nações Unidas) para defender os direitos das mulheres.

A personagem foi nomeada em um evento que aconteceu em Nova York, nos Estados Unidos, na sede da ONU, o principal lugar da organização.

Resultado de imagem para wonder woman onu

Como embaixadora, a heroína será usada como símbolo das lutas femininas. Segundo a ONU, ela vai ter uma série de “deveres”, entre eles lutar para que meninos e meninas tenham oportunidades iguais e acabar com a violência contra a mulher.

Resultado de imagem para wonder woman onu

A personagem foi escolhida para esse papel porque é conhecida por sua luta pela justiça, paz e igualdade.

De acordo com a secretária geral de comunicações da ONU, Cristina Gallach, apesar dos avanços, em muitos lugares do mundo, as mulheres ainda não são tratadas da mesma forma que os homens. “Apesar de nós termos progredido na igualdade de gênero em muitos lugares do mundo, mulheres e meninas continuam sofrendo discriminação e violência. Igualdade de gêneros é um direito humano fundamental e é algo básico para que tenhamos um mundo pacífico, próspero e sustentável”, disse Gallach.

Resultado de imagem para wonder woman onu

Resultado de imagem para wonder woman onu

Para que a mensagem da Mulher Maravilha chegue ao público, a ONU vai postar mensagens sobre poder feminino nas redes sociais e fazer um gibi sobre empoderamento feminino, ou seja, sobre a luta das mulheres por mais espaço na sociedade. Esse gibi estará disponível em seis línguas: chinês, inglês, francês, espanhol, russo e árabe.

Embora muitos tenham apoiado a ideia de ter a Mulher Maravilha como embaixadora, alguns grupos feministas, que lutam para que as mulheres tenham os mesmos direitos que os homens, não gostaram muito da novidade. Elas dizem que a ONU deveria ter escolhido uma pessoa real e não uma personagem para ocupar o cargo. “O empoderamento feminino é tão inacreditável que nós precisamos escolher uma personagem de ficção?˜, questionou uma das mulheres que não concordam com a decisão.

Para protestar, elas criaram uma petição, um documento que defende uma ideia e que as pessoas podem assinar, se concordarem com o que está escrito ali. Até agora, mais de 2000 pessoas assinaram o papel, que pede que a ONU volte atrás e tire a Mulher Maravilha do cargo de embaixadora.

Além de não gostarem da ideia de ter uma personagem de ficção como embaixadora, muitas pessoas acham que a Mulher Maravilha representa um grupo que está sempre no poder ou que sempre aparece na televisão, nos jornais…Para eles, a Mulher Maravilha, uma mulher branca, magra, alta, não representa a maior parte das mulheres do mundo.

Quem é a Mulher Maravilha?

A Mulher Maravilha apareceu pela primeira vez em 1941, em uma revista em quadrinhos. Ela foi a primeira super-heroína da DC, uma empresa de quadrinhos.  Na história original, ela é princesa das Amazonas da Ilha do Paraíso e  foi mandada ao mundo dos homens para para defender a paz e a verdade.

Fotos: ONU 10-21-2016wonderwoman 700140womanlaunch

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido