Um dos filmes mais aguardados do ano, o live-action de Mulan (Disney) será lançado, em 4 de setembro, no Disney+, plataforma de streaming do estúdio. Em países como Estados Unidos e Inglaterra, em que o sistema já está disponível, a produção não irá para os cinemas.

Inicialmente, o plano era lançar Mulan nas telonas em março. Mas, após dois adiamentos por causa da pandemia de covid-19, veio a decisão de que só países que não têm acesso ao Disney+ receberão o filme nos cinemas — caso haja reabertura das salas para o público. No Brasil, a plataforma Disney+ será lançada em 17 de novembro.

#pracegover: cena de Mulan. A personagem veste roupa vermelha. Ao fundo, soldados com armaduras. Foto: divulgação

Cinema x streaming
A animação Trolls 2 também teve o lançamento cancelado nos cinemas por causa da pandemia. Com isso, o estúdio Universal Pictures resolveu oferecer a produção apenas via streaming. O lançamento, em 10 de abril, foi um sucesso, segundo a Universal. A empresa afirma que Trolls 2 se tornou o filme com maior audiência em plataformas digitais em um dia de lançamento.

A medida, porém, irritou alguns donos de salas de cinema. A rede AMC Theaters, que atua nos EUA, Europa e Oriente Médio, chegou a dizer que não exibiria mais filmes da Universal, mas fez um acordo com a empresa.

Atualmente, há uma preocupação sobre uma possível tendência para lançar filmes em streaming antes de exibi-los nos cinemas, o que poderia esvaziar as salas. A Universal afirmou achar importante assistir a filmes nos cinemas e que muitos dos próximos lançamentos do estúdio irão primeiro para as telonas.

No site do Joca, confira a situação das salas de cinema no Brasil: jornaljoca.com.br.

Glossário
Live-action: filme com atores reais, e não animações.
Plataforma de streaming: ferramenta na qual é possível escutar sons ou assistir a vídeos diretamente da internet. Exemplos: Netflix, Amazon Prime e Disney+.

Fontes: Dicionário Cambridge, Nexo, Rolling Stone, UOL e Variety.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 155 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido