Em consequência do aumento da temperatura média do planeta (processo conhecido como aquecimento global), algumas regiões do Brasil já estão sendo impactadas com mais calor, chuvas e períodos de seca. A conclusão foi publicada no sexto relatório de avaliação do Painel Intergovernamental Sobre Mudanças Climáticas (IPCC), da Organização das Nações Unidas, divulgado em 9 de agosto. O trabalho é considerado o mais importante e atualizado levantamento referente às mudanças climáticas dos últimos oito anos.

Segundo os dados apresentados, todo o território brasileiro já está sendo afetado pelo aumento de temperaturas. Nas regiões Sudeste e Sul há alta probabilidade de essa alteração ter sido causada por ações humanas — indústrias e automóveis, por exemplo, podem lançar gases poluentes na atmosfera, como o gás carbônico, que influenciam no aquecimento global.

Já no quesito “chuvas”, o cenário muda dependendo da área do país. Enquanto o Sul e o Sudeste têm apresentado aumento das chuvas, no Nordeste, os períodos de seca vêm crescendo, provocando impactos na agricultura e no meio ambiente local. Na prática, isso significa que a região, historicamente conhecida por passar longos períodos sem chuva, está ficando ainda mais seca.

mapa-IPCC
#pracegover: o mapa-múndi é representado por pontos vermelhos, cinzas e listrados. As áreas em vermelho no mapa, incluindo o Brasil, representam regiões em que há aumento na temperatura. Para as áreas cinzas faltam dados e, para as áreas listradas, não existe concordância sobre a situação. Imagem: reprodução jornal Joca

Ao redor do mundo
O relatório aponta que o aquecimento global está provocando mudanças no clima de todo o planeta, o que inclui aumento de períodos de intenso calor, elevação da temperatura do mar, derretimento das geleiras dos polos e intensificação das chuvas e dos períodos de seca em determinadas regiões.

De acordo com o levantamento, as alterações climáticas estão ligadas aos gases poluentes lançados pelo ser humano na atmosfera. Para evitar que essas mudanças continuem acontecendo, os especialistas recomendam que a humanidade “acabe com a liberação de gás carbônico e reduza intensamente a emissão de outros gases poluentes”.

Fontes: site oficial do IPCC

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 175 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • RAFAELA MARQUES

    2 anos atrás

    Muito legal a matéria super interessante!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido