Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2022 vão acontecer em Pequim, na China. Foto: Matthias Hangst/Getty Images

O aquecimento global, causado pelas mudanças climáticas, está prejudicando os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno, que começam, respectivamente, em 4 de fevereiro e 4 de março, em Pequim, na China. Isso porque, com o derretimento da neve, será necessário o uso de uma neve completamente artificial para que os esportes sejam disputados. 

O problema é que, de acordo com um relatório publicado em 27 de janeiro pela Universidade de Loughborough, em Londres, na Inglaterra, e pela Organização Não Governamental (ONG) Protect Our Winters, essa neve é mais perigosa para os atletas. Por ser uma espécie de gelo sólido, ela é mais escorregadia, o que aumenta o nível de acidentes. Ainda segundo a pesquisa, atletas já morreram praticando esportes em neve artificial. 

Atletas do esqui cross-country se preparam para os Jogos de Pequim. Foto: Matthias Hangst/Getty Images

Além disso, essa neve não é sustentável, já que é necessária uma quantidade muito grande de água e energia para que ela seja feita, de acordo com o estudo. A boa notícia é que ainda existem lugares em que será seguro realizar o evento – inclusive para as próximas edições. O relatório aponta 21 locais, como Calgary, no Canadá, Cortina d’Ampezzo, na Itália, e Sapporo, no Japão. 

Fontes: Estadão, Galileu e relatório  Slippery Slopes: How Climate Change is threatening the 2022 Winter Olympics.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido