Peixe da espécie Acanthochromis polyacanthus

Um estudo feito pelos pesquisadores da Universidade de Exeter, no Reino Unido, mostrou que o barulho de barcos motorizados pode prejudicar a sobrevivência dos ninhos onde os peixes depositam suas ovas.

Após passarem 2 dias observando 38 ninhos da espécie Acanthochromis polyacanthus, os cientistas chegaram à conclusão de que o som dos “barcos” deixava os pais estressados. Isso fazia com que saíssem dos ninhos para perseguir outros peixes e não tivessem tanto cuidado com a alimentação.

Sem uma boa forma física e afastados das crias, os pais não cuidavam dos filhotinhos tanto quanto deveriam. Assim, os peixinhos ficavam mais expostos aos predadores, que poderiam atacá-los com mais facilidade.

Motor dos barcos deixa os peixes estressados, segundo o estudo

Para realizar a pesquisa, os pesquisadores dividiram os ninhos em dois grupos. Em um, os especialistas reproduziam sons da natureza e, para o outro, reproduziam o barulho do motor.

Nos 19 ninhos que foram expostos a sons naturais, a taxa de sobrevivência dos peixinhos foi alta.

O outro grupo, no entanto, não teve a mesma sorte. Dos 19 ninhos que foram expostos a sons de barcos motorizados, seis apresentaram altas taxas de morte.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido