Ixi! Você bateu no paywall! Isso quer dizer que você já acessou três conteúdos neste mês.Insira seu nome e e-mail para acessar mais duas reportagens gratuitamente. Assinante? Faça Login Voltar para a home Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca Selecione o plano que você deseja assinar abaixo: 12
Um estudo feito pelos pesquisadores da Universidade de Exeter, no Reino Unido, mostrou que o barulho de barcos motorizados pode prejudicar a sobrevivência dos ninhos onde os peixes depositam suas ovas.
Após passarem 2 dias observando 38 ninhos da espécie Acanthochromis polyacanthus, os cientistas chegaram à conclusão de que o som dos “barcos” deixava os pais estressados. Isso fazia com que saíssem dos ninhos para perseguir outros peixes e não tivessem tanto cuidado com a alimentação.
Sem uma boa forma física e afastados das crias, os pais não cuidavam dos filhotinhos tanto quanto deveriam. Assim, os peixinhos ficavam mais expostos aos predadores, que poderiam atacá-los com mais facilidade.
Para realizar a pesquisa, os pesquisadores dividiram os ninhos em dois grupos. Em um, os especialistas reproduziam sons da natureza e, para o outro, reproduziam o barulho do motor.
Nos 19 ninhos que foram expostos a sons naturais, a taxa de sobrevivência dos peixinhos foi alta.
O outro grupo, no entanto, não teve a mesma sorte. Dos 19 ninhos que foram expostos a sons de barcos motorizados, seis apresentaram altas taxas de morte.