A instituição cultural The Wallace Collection, em Londres, na Inglaterra, está recebendo a exposição Portraits of Dogs: From Gainsborough to Hockney. Aberta até 15 de outubro, a mostra apresenta dezenas de obras, como pinturas, esculturas e desenhos, em que os protagonistas são sempre os cachorros. 

De acordo com a instituição, essa é a primeira grande exposição dedicada apenas a obras de cães. “A maneira como a nossa relação com os cães — esse vínculo inexplicável e amoroso — atravessa a história da arte é fascinante e um grande reflexo da sociedade”, explicou Xavier Bray, curador da mostra, ao site da BBC. 

O item mais antigo é uma escultura de mármore, do fim do século 1, de dois cachorros da raça galgo inglês. Quem visitar a Portraits of Dogs também poderá ver um desenho feito pelo italiano Leonardo da Vinci (1452-1519): um estudo da pata dianteira esquerda, possivelmente, de um cão de caça. 

desenho-cao-leonardo-da-vinci
Desenho de Leonardo da Vinci | #pracegover: a imagem é o desenho feito por Leonardo da Vinci. A tela está amarelada e, pelos traços em preto, é possível identificar a pata de um cachorro. Crédito de imagem: divulgação

Outras obras que chamam a atenção são as que mostram os pets da rainha Vitória, que governou o Reino Unido entre 1837 e 1901. Os cachorros Tilco, Hector, Nero e Dash foram pintados pelo artista Edwin Landseer e aparecem na exposição ao lado de rascunhos feitos pela própria monarca. 

Também é possível ver obras mais recentes, como um conjunto de 40 pinturas de David Hockney, datado de 1995. Criar essas peças, com imagens de seus cães Stanley e Boodgie (dois dachshunds), ajudou o artista britânico a superar uma fase difícil, após a morte de um amigo. “Eu queria desesperadamente pintar algo amoroso. Senti uma perda tão grande de amor que queria lidar com isso de algum modo”, disse Hockney na época. 

Pintura de David Hockney de seus cães Stanley e Boodgie | #pracegover: o quadro mostra dois cachorros de pelos marrons deitados sobre uma almofada verde, azul e amarela. Crédito de imagem: divulgação

Fontes: BBC, Superinteressante, The Guardian e The Wallace Collection. 

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 205 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido