Exposição é realizada na capital inglesa e está aberta até 15 de outubro
A instituição cultural The Wallace Collection, em Londres, na Inglaterra, está recebendo a exposição Portraits of Dogs: From Gainsborough to Hockney. Aberta até 15 de outubro, a mostra apresenta dezenas de obras, como pinturas, esculturas e desenhos, em que os protagonistas são sempre os cachorros.
De acordo com a instituição, essa é a primeira grande exposição dedicada apenas a obras de cães. “A maneira como a nossa relação com os cães — esse vínculo inexplicável e amoroso — atravessa a história da arte é fascinante e um grande reflexo da sociedade”, explicou Xavier Bray, curador da mostra, ao site da BBC.
O item mais antigo é uma escultura de mármore, do fim do século 1, de dois cachorros da raça galgo inglês. Quem visitar a Portraits of Dogs também poderá ver um desenho feito pelo italiano Leonardo da Vinci (1452-1519): um estudo da pata dianteira esquerda, possivelmente, de um cão de caça.
Outras obras que chamam a atenção são as que mostram os pets da rainha Vitória, que governou o Reino Unido entre 1837 e 1901. Os cachorros Tilco, Hector, Nero e Dash foram pintados pelo artista Edwin Landseer e aparecem na exposição ao lado de rascunhos feitos pela própria monarca.
Também é possível ver obras mais recentes, como um conjunto de 40 pinturas de David Hockney, datado de 1995. Criar essas peças, com imagens de seus cães Stanley e Boodgie (dois dachshunds), ajudou o artista britânico a superar uma fase difícil, após a morte de um amigo. “Eu queria desesperadamente pintar algo amoroso. Senti uma perda tão grande de amor que queria lidar com isso de algum modo”, disse Hockney na época.
Fontes: BBC, Superinteressante, The Guardian e The Wallace Collection.
Esta matéria foi originalmente publicada na edição 205 do jornal Joca.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.