A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz, entidade vinculada ao Ministério da Saúde) anunciou, em 30 de março, uma parceria com a organização sem fins lucrativos World Mosquito Program (WMP) para a produção de mosquitos que vão auxiliar no combate a doenças como dengue, chikungunya e zika. Com esse acordo, uma biofábrica será construída no Brasil, com previsão de início das atividades em 2024. 

O Aedes aegypti é o mosquito transmissor dos vírus de doenças como dengue, chikungunya e zika | #pracegover: Imagem de um mosquito preto, com detalhes em branco, picando a pele de uma pessoa branca. Crédito de imagem: GETTY IMAGES

O objetivo é que a biofábrica produza até 100 milhões de mosquitos por semana com uma bactéria conhecida como Wolbachia. Esse microrganismo tem a capacidade de bloquear vírus como o da dengue, impedindo a propagação da doença por meio de mosquitos.

Como funciona?
Conforme os insetos com a Wolbachia forem liberados e começarem a se reproduzir, as novas gerações também terão a bactéria no organismo. Com o tempo, isso fará com que a maioria dos mosquitos de uma cidade, por exemplo, tenha a Wolbachia e não transmita mais os vírus.

A tecnologia já foi usada em 12 países, alcançando quase 11 milhões de pessoas. Um exemplo bem-sucedido do método aconteceu em Niterói (RJ): de acordo com a Fiocruz, a cidade registrou redução de 70% dos casos de dengue e 56% nos de chikungunya. 

Agora, a proposta é ampliar o uso desses mosquitos nas cidades que têm maiores registros de dengue. “A ideia é que já possamos expandir, de modo imediato, a produção atual e o fornecimento de ovos de mosquitos para o Ministério da Saúde, governos estaduais e municipais”, declarou Mario Moreira, presidente da Fiocruz, durante o anúncio do programa.

Apesar de os resultados não serem imediatos, espera-se que, em dez anos, a iniciativa proteja mais de 70 milhões de pessoas.

Casos de dengue e chikungunya aumentam no Brasil
Segundo o Ministério da Saúde, os casos de dengue aumentaram mais de 53% de janeiro até março deste ano na comparação com o mesmo período de 2022 — no total são mais de 400 mil casos prováveis da doença. No mesmo período, houve aumento de 98% dos casos prováveis de chikungunya. Saiba mais sobre o Aedes aegypti, mosquito transmissor dos vírus que causam essas doenças, na edição 201.

Fontes: Fiocruz, Metrópoles, O Globo e World Mosquito Program.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 203 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido