Depois de participar de um teste de vacinação em massa, o município de Serrana, em São Paulo, teve queda de 95% no número de mortes por covid-19, de acordo com o governo do estado. A campanha de imunização na cidade, chamada Projeto S, começou em 17 de fevereiro e teve os resultados divulgados em 31 de maio.

Segundo comunicado oficial do governo de São Paulo, a operação também reduziu as internações causadas pela doença em 86% e os casos sintomáticos (ou seja, de pacientes infectados que tiveram sintomas de covid-19) em 80%.

Para realizar o estudo, cerca de 95% da população de Serrana de 18 anos ou mais (aproximadamente 27 mil pessoas) foi imunizada. A vacina usada foi a CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, da capital paulista.

Apesar de jovens de até 17 não terem sido vacinados, a campanha também ajudou a diminuir o número de casos nessa faixa etária. Isso porque, de acordo com a pesquisa, a pandemia foi controlada em Serrana quando 75% da população de 18 anos ou mais foi imunizada com as duas doses da Co- ronaVac. Com essa porcentagem dos moradores vacinados, foi possível criar uma espécie de “cinturão imunológico” — quando uma parte da população, imune a uma doença, age como uma barreira de proteção tanto para vacinados como não vacinados.

Por que esse teste foi feito em Serrana?
Geralmente, só é possível analisar o impacto de uma vacina no número de casos, internações e mortes causadas por uma doença em países onde já ocorreu a imunização em massa. Por isso, o objetivo da pesquisa foi fazer com que Serrana funcionasse como um pequeno país, em que os pesquisadores pudessem estudar a evolução da pandemia após a população ser vacinada.

A cidade foi escolhida por ser pequena e, ao mesmo tempo, ter grande parte dos moradores trabalhando em outros municípios, o que facilita o contato com o vírus — de acordo com o governo estadual, cerca de 10 mil habitantes de Serrana passam por outras cidades diariamente. Além disso, o município possui um centro de pesquisa ligado ao estado de São Paulo, o que facilitou o estudo.

Fontes: Estadão, G1 e Portal do Governo do Estado de São Paulo.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 172 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • aluno.marianarezende@colegiomagister.com.br

    2 anos atrás

    Essas noticias são otimas

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido