O ator Sidney Poitier. Foto: Toni Anne Barson/WireImage/ Getty Images

A secretaria de comunicação das Bahamas confirmou, em 7 de janeiro, a morte do ator Sidney Poitier. Ele marcou a história do cinema por ser a primeira pessoa negra a ganhar o Oscar (principal premiação desse setor) de melhor ator, em 1964. Na época, os Estados Unidos ainda tinham regras que proibiam pessoas negras de frequentar as mesmas escolas, filas e áreas públicas que pessoas brancas. Até a publicação desta matéria, a causa da morte do ator ainda não havia sido anunciada. 

Poitier foi premiado com a estatueta do Oscar pela atuação no filme Uma Voz nas Sombras, lançado em 1963. Ele interpretou o protagonista, um personagem que precisa parar em uma fazenda de freiras após o carro quebrar, o que faz com que a madre superiora (freira que comanda o local) acredite que ele foi enviado por Deus para construir uma igreja na propriedade. 

Poitier com sua estatueta do Oscar. Foto: Archive Photos/Getty Images

Antes de vencer o prêmio, o ator já tinha feito história ao ser indicado na mesma categoria pelo trabalho realizado em Acorrentados, lançado em 1958. O longa conta a história de dois prisioneiros fugitivos, um negro e um branco, que estão acorrentados e precisam superar obstáculos causados pelo racismo. Tanto por esse filme como pelo anterior, Poitier recebeu o prêmio de melhor ator do Festival de Berlim, na Alemanha.

Nos anos seguintes, o ator continuou trabalhando em longas importantes, que mostravam o preconceito sofrido por pessoas negras. É o caso de Adivinhe Quem Está Vindo Para o Jantar (1967), em que ele interpreta o namorado de uma jovem branca. Ao conhecer a família um do outro, eles precisam lidar com questões raciais importantes. 

Fontes: Folha de S.Paulo, NY Post, Omelete e Rotten Tomatoes.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido