vacinação de jovens 173
Jovem se vacina durante o Arraial da Vacinação, no estado do Maranhão. #pracegover: agente da saúde aplica vacina no braço de jovem. Crédito de imagem: Ruy Barros_Governo do Maranhão

No dia 15 de setembro, a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 divulgou uma nota informando que a vacinação em adolescentes acima de 12 anos sem comorbidades foi suspensa. No dia seguinte, Marcelo Queiroga, o ministro da Saúde, veio a público confirmar a orientação e ainda disse que os jovens que tomaram a primeira dose não devem receber a segunda. Alguns estados já estavam aplicando a vacina para a faixa etária.

Segundo o ministro, é necessário aguardar mais informações sobre possíveis efeitos colaterais que a vacina pode causar. Ele citou que, de 3,5 milhões de adolescentes que receberam a imunização contra a covid-19 no Brasil, 1.500 apresentaram eventos adversos (93% dos casos se referem à aplicação de vacinas que não são a Pfizer, a única que a Anvisa aprovou para a idade).

Mesmo com a orientação do Ministério da Saúde, a Anvisa não mudou a posição e mantém a recomendação da vacina Pfizer para jovens entre 12 e 17 anos. Alguns estados, como São Paulo e Minas Gerais, divulgaram que não vão seguir a orientação do Ministério da Saúde e continuarão realizando a vacinação em adolescentes.

Ao portal Valor Econômico, a subsidiária brasileira da Pfizer reforçou que a vacina é segura e eficaz entre adolescentes e que estudos sobre isso já foram feitos nos Estados Unidos. Até a conclusão desta matéria, a Organização Mundial da Saúde não havia se pronunciado sobre o caso do Brasil, mas especialistas da instituição já afirmaram em outras ocasiões que, apesar de a vacinação entre adolescentes com a Pfizer ser segura, não deveria ser a prioridade do momento.

Fontes: Valor Econômico, O Globo e Agência Brasil

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Camila Lopes

    2 anos atrás

    Oi, Joca! Adorei a matéria.

  • XAVIER

    2 anos atrás

    top me ajudou d+ usei para trabalho de escola valeu, até eu nao sabia que tinha acontecido isso *palmas*

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido