Momentos como o que estamos vivendo durante a pandemia geram incertezas, principalmente em relação ao futuro — tanto do ponto de vista da nossa saúde (e da saúde daqueles que amamos) como das finanças.

De certa forma, isso nos prende ao presente, ao aqui e agora. Algo totalmente compreensível. É o que eu chamo de “modo sobrevivência”. Buscamos, quase por instinto, sobreviver diante das dificuldades.

No entanto, ficar apenas na defensiva pode nos impedir de progredir. Pense comigo: um time de futebol que joga só na defesa, sem pensar no contra-ataque, pode marcar um gol?

Isso significa que precisamos continuar a pensar nos nossos sonhos, mesmo que eles pareçam distantes agora. O melhor caminho é explorar alternativas para conquistá-los. Vou te ajudar com algumas opções:

  • Você pode adiar os seus sonhos sem se esquecer deles;
  • Reveja as despesas para continuar poupando e conseguir o que deseja;
  • Tenha um plano para conquistar seus sonhos.

Lembrando que existem três coisas que você pode fazer com seus gastos: 1) Eliminar; 2) Reduzir; 3) Aumentar. Mas por que alguém aumentaria os gastos neste momento? Uma boa razão é estar mais preparado quando tudo isso acabar, como fazendo cursos.

O que mais você poderia fazer? Conte para mim. E continue sonhando.

Marcelo-Coluna-Financas
#pracegover: Marcelo usa camisa cinza e sorri para a foto. Ele segura uma caneta com a mão direita. Ao fundo, uma parede vermelha. Imagem: divulgação.

Marcelo Siqueira
Planejador financeiro certificado CFP®, formado em economia com pós-graduação em mercado de capitais pela FEA-Fipe. Auxilia famílias e pessoas na condução e otimização de recursos, no planejamento e conquista de sonhos e na construção de patrimônio. marcelo.siqueira@futurarplan.com.br.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 150 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido