Caro leitor, no momento em que escrevo este texto, recebo a notícia de que a conta de luz vai ficar mais cara. Desta vez, por causa da falta de chuva. Isso me faz lembrar do quanto é importante falar dos desperdícios — talvez, mais do que nunca.

A melhor definição que encontrei para a palavra desperdício foi: “Uso sem proveito; perda”, segundo o Dicionário Oxford. Entenda como algo que foi gasto, como tempo, energia, dinheiro ou qualquer outro recurso, e seguiu diretamente para a lata do lixo.

Alguns exemplos comuns nas casas são: deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes ou o chuveiro ligado por mais tempo do que o necessário; colocar mais comida no prato do que vai comer; manter a TV ligada sem que ninguém esteja assistindo ou as luzes acesas sem precisar; e colocar poucas peças de roupas nas máquinas de lavar e secar. Enfim, são muitos os casos no nosso dia a dia. Todos esses exemplos de desperdício têm algo em comum: se não forem eliminados, não haverá qualquer impacto negativo imediato na sua vida. Mas eles geram gastos de energia elétrica, comida e água que poderiam ser evitados.

Portanto, a palavra de ordem é conscientização. O uso consciente dos recursos que estão a sua volta irá contribuir não somente para o momento atual de seca que vivemos, como terá efeitos futuros no meio ambiente.

É hora de eliminar aquilo que não traz absolutamente nada em troca.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 176 do jornal Joca

Marcelo-Financas
#pracegover: Marcelo Siqueira está sentado em uma sofá. Ele veste camisa branca, paletó escuro, calça jeans e sapatos marrons. Foto: arquivo pessoal

Marcelo Siqueira
Planejador financeiro certificado CFP®, formado em Economia com pós-graduação em mercado de capitais pela FEA-Fipe. Auxilia famílias e pessoas na condução e otimização de recursos, no planejamento e conquista de sonhos e na construção de patrimônio. futurarplan.com.br.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido