Como se preparar para 2021? | Parte 2

Na coluna anterior (edição 160) falamos sobre a importância de revisar o ano de 2020, pontuando o que funcionou e o que não funcionou tão bem assim. É importante lembrar que o objetivo não é ficar olhando o passado, e sim utilizá-lo como base de partida para construir o futuro.

Agora, quero propor um novo exercício. Pegue papel e caneta e siga os passos:

– Escreva tudo o que quer realizar no próximo ano. Deixe a mente fluir. Além de itens que podem ser comprados, reflita se quer praticar um novo esporte, aprender outro idioma, fazer trabalho voluntário…
– Pense em como verificar se o objetivo foi alcançado. Por exemplo: para aprender uma língua, sua meta pode ser conversar com pessoas fluentes nesse idioma.
– Avalie o esforço necessário para cada um dos objetivos. Quanto tempo você precisará? Vai custar dinheiro?
– Agora, talvez você se dê conta de que não terá tempo ou dinheiro para executar todos os projetos. Portanto, é hora de escolher suas prioridades, ou seja, o que realmente quer fazer.

Então, defina uma ação. No exemplo do idioma, pode ser procurar por um curso.

Com essas informações organizadas, fica mais simples definir as prioridades e alcançar seus objetivos.

Dica: não deixe de agradecer por sua condição hoje. Por sua saúde, amigos, familiares. Sempre temos algo a agradecer. Deixo aqui meus votos para que tenha um 2021 incrível, cheio de realizações.

Marcelo Siqueira Planejador financeiro certificado CFP®, formado em economia com pós-graduação em mercado de capitais pela FEA-Fipe. Auxilia famílias e pessoas na condução e otimização de recursos, no planejamento e conquista de sonhos e na construção de patrimônio. www.oprosperopasso.com.br

Marcelo-Coluna-Financas
#pracegover: Marcelo usa camisa cinza e sorri para a foto. Ele segura uma caneta com a mão direita. Ao fundo, uma parede vermelha. Imagem: divulgação.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 162 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido