Na década de 1980, a inflação era o maior pesadelo para muitos brasileiros – tanto que era representada por um dragão! A inflação se caracteriza pelo aumento generalizado de preços. Mas quais preços? Os que mais pesam no bolso das famílias, como alimentação, transporte e energia elétrica.

Já conversamos sobre o tema em outros artigos (veja as edições 133 e 154 do Joca) e, agora, meu objetivo é ajudar você a encontrar formas de defender o dinheiro da sua família desse “monstro”.

Apenas para ilustrar: imagine que tenha 20 reais e que, hoje, conseguisse comprar cinco itens no supermercado com esse valor. Depois de algum tempo, com os mesmos 20 reais e a ação da inflação, você não compraria esses cinco itens, pois eles estariam mais caros. Ou seja, você levaria menos coisas com esse valor.

Como evitar que isso ocorra? A única forma é fazer com que o dinheiro cresça mais do que a inflação ou não perca tanto valor em relação a ela. Isso se faz com investimentos.

Pode parecer complexo, mas quero ajudar você. Caso esteja começando, faça da maneira mais simples: peça a ajuda de seus pais para aplicar na poupança o dinheiro que você guarda em casa.

Algumas pessoas dizem que a poupança não rende o suficiente para cobrir os efeitos da inflação. É verdade. Porém, a viagem para fazer o dinheiro render começa por um passo. E é esse passo que queremos dar agora.

Marcelo Siqueira
Planejador financeiro certificado CFP®, formado em Economia com pós-graduação em Mercado de Capitais pela FEA-Fipe. Auxilia famílias e pessoas na condução e otimização de recursos, no planejamento e conquista de sonhos e na construção de patrimônio. futurarplan.com.br

Marcelo-Financas
#pracegover: Marcelo está sentado em um sofá. Ele usa camisa branca, calça jeans, paletó escuro e sapatos marrons. Foto: arquivo pessoal

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 174 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido