O Brasil chegou a mais de 106 milhões de pessoas totalmente vacinadas contra a covid-19, no dia 20 de outubro. O número representa metade da população brasileira e se refere a quem tomou duas doses de alguma vacina ou a dose única contra a doença.

Já os que tomaram a primeira dose de algum imunizante somavam, então, mais de 152 milhões de pessoas, ou seja, 71% da população. Outros 5 milhões receberam a dose de reforço. Os dados foram divulgados pelo consórcio de veículos de imprensa com base em números fornecidos pelos governos estaduais. A seguir, confira mais atualizações sobre a pandemia no país.

#pracegover: Adolescente é vacinado por profissional de saúde. Crédito de imagem: André Carvalho/Smed, Itamar Aguiar/Palácio Piratini

Semana com menor número de mortes desde 2020
No dia 16 de outubro, o Brasil registrou 483 mortes e 11.250 casos de covid-19, segundo números do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Para se ter ideia da melhora, em abril de 2021, no pico da pandemia, foram notificadas mais de 3 mil mortes por dia.

Ao fim da semana em questão, foram registradas 2.323 mortes pela doença, o menor número desde abril de 2020, quando a pandemia começava no país e os índices ainda eram baixos. Na mesma semana, o número de novos casos chegou a 71.545, o menor desde a semana encerrada em 9 de maio deste ano.

Medidas preventivas devem ser mantidas, diz Fiocruz
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) comemora as boas notícias, mas alerta que ainda não é hora de deixar os cuidados de lado. Segundo boletim publicado pela entidade em 7 de outubro, os números atuais comprovam o sucesso da vacinação na prevenção de formas graves e fatais da doença, além de baixa ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS) na maioria dos estados.

O documento alerta, porém, que a população deve continuar usando máscara e mantendo outras medidas de prevenção, como lavar bem as mãos, fazer distanciamento social e utilizar álcool em gel. O objetivo é seguir bloqueando a circulação do vírus.

O Índice de Permanência Domiciliar, que calcula quantas pessoas estão ficando em casa, está perto de zero desde julho. Isso significa que a quantidade de pessoas se deslocando nas ruas no momento é praticamente a mesma do período anterior à pandemia. Os pesquisadores alertam que o aumento da circulação cria situações de aglomeração, como no transporte público, em compras e diversão. Atividades que representem maior concentração de pessoas só devem ser realizadas com comprovante de vacinação, dizem os cientistas.

Segundo o documento da Fiocruz, apesar de metade da população estar imunizada, como as vacinas não previnem completamente a infecção ou a transmissão do vírus, a doença continua circulando, provocando casos e internações. De acordo com a fundação, só o distanciamento social pode bloquear essa circulação até que pelo menos 80% da população esteja completamente imunizada.

Números da covid-19 no Brasil

Total de casos: 21.735.560
Total de mortes: 605.804
Pessoas vacinadas, 1ª dose: 153.659.173
Pessoas vacinadas, dose única ou segunda dose: 115.489.35
Fonte: Ministério da Saúde, em 25 de outubro.

Fontes: Agência Brasil, CNN Brasil, Fiocruz, G1 e Ministério da Saúde, em 25 de outubro.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 179 do jornal Joca

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido