As plataformas adotarão um recurso similar ao utilizado por outras redes sociais
Em 7 de janeiro, a Meta, dona do Instagram, Facebook e WhatsApp, anunciou um conjunto de mudanças no sistema de moderação de conteúdo. Entre elas está o fim do programa da empresa de checagem de fatos.
Em vídeo publicado no Instagram, o CEO da companhia, Mark Zuckerberg, disse que a Meta adotará o “Notas da comunidade”, similar ao que já é utilizado na plataforma X, de Elon Musk. O recurso permite que os próprios usuários incluam correções ou observações nas postagens que possam conter informações falsas ou enganosas.
A lista de mudanças anunciadas também inclui:
Zuckerberg justificou a decisão dizendo que o programa de verificação, criado em 2016, tinha como objetivo promover a inclusão, mas, segundo ele, tem sido cada vez mais usado para silenciar opiniões e excluir pessoas com ideias diferentes. “É hora de voltar às nossas raízes em defesa da livre expressão”, afirmou o chefe da Meta.
As alterações começaram a valer nos Estados Unidos no dia 7 de janeiro e, de acordo com texto assinado pelo vice-presidente de assuntos globais da empresa, Joel Kaplan, serão expandidas para outros países.
Até o momento, não há previsão de quando as mudanças serão implantadas no Brasil. Em entrevista à Folha de S.Paulo, a agência brasileira Lupa, uma das primeiras a fazer parceria com a Meta, afirmou não ter recebido nenhuma informação sobre o fim do programa no país e que continuará a cumprir o contrato firmado com a empresa.
Fontes: G1 e Folha de S.Paulo.
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