Usando madeira, luzes LED, cabos elétricos, um tubo de aço e um alarme, o peruano Mateo Huaman, de apenas nove anos, construiu um detector de terremotos.

Reprodução Youtube

O projeto foi apresentado no concurso Eureka 2017, promovido pelo Ministério de Educação do Peru e pelo Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Tecnológica do país.

A ideia da invenção foi motivada pela preocupação do garoto, que curso o terceiro ano, com os últimos terremotos no mundo. Com o apoio dos pais e de seus professores, Mateo desenvolveu o projeto em apenas um mês.

O detector é composto por um pêndulo e um tripé que o sustenta e, quando a terra treme, o circuito elétrico é acionado e emite um alarme.

Divulgação

Mateo representou a sua escola na competição. Após várias fases do concurso, os ganhadores viajarão à capital do Peru, Lima, para a etapa nacional do concurso.

Cerca de cem estudantes dos ensinos primário e secundário do Peru participam do concurso Eureka. Os melhores projetos serão levados à competições internacionais.

O vencedor participará da feira mundial Intel ISEF, realizada nos Estados Unidos, a qual costuma reunir mais de 1.800 estudantes de 80 países.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    6 anos atrás

    Muito legal,pois esta invenção pode ajudar vários países com o problema de alerta constante de terremoto. Nicolas martins fagundes

  • ABPV Consultoria e Serviços

    6 anos atrás

    lol

  • Maki Yoshida

    6 anos atrás

    Nossa, esse menino é esperto.??

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido