“A Menina Feita de Nuvens” conta a história de uma garota super-poderosa com vitiligo, doença que atinge 1% da população mundial.
Por Joanna Cataldo
Você já encontrou livros que tivessem personagens parecidos com você? Maria Luiza S., de 6 anos, pode dizer que sim.
Ela foi a inspiração para a criação da protagonista da obra “A Menina Feita de Nuvens”, que conta a história de uma menina que é “feita de nuvens” e usa essa característica como um superpoder. As nuvens, no caso, são uma referência ao vitiligo, doença que atinge Maria Luiza e 1% da população mundial.
Caracterizado por provocar manchas brancas na pele, o vitiligo vem de nascença e não é contagioso. Segundo o Dr. Caio de Castro, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a doença manifesta-se devido a uma falha na produção de melanina, a “tinta” que dá cor à pele.
“O organismo reconhece o melanócito (célula que produz melanina) como um estranho e mata o melanócito. Então, o paciente começa a apresentar manchas brancas pelo corpo pela falta de produção de melanina pelos melanócitos”, explica o médico.
Como até então não havia muitos livros infantis que apresentassem personagens com essa condição, a mãe de Maria Luiza, Tati de Oliveira, resolveu escrever “A Menina Feita de Nuvens”, em homenagem à filha. “A Maria gosta muito de ler e pensei que seria legal ela se ver representada em alguma publicação. Porém, não encontrei nada voltado para o público infantil”, conta.
Inicialmente, Tati, que é designer e trabalha com diagramação de livros e revistas, queria fazer um livrinho apenas para Maria. No entanto, algumas amigas a incentivaram a mostrar a obra para uma editora, para que outras crianças também pudessem ler a história.
Convencida a fazer isso, ela apresentou o título à Estrela Cultural, que lançou o título neste ano.
“Maria ficou muito feliz em ver um personagem com manchinhas na pele”, diz Tati. “Acho que as crianças e os jovens portadores de vitiligo devem se encantar por suas manchinhas e seus formatos e descobrir a beleza de cada desenho. Quando enxergarem essa beleza, tudo ficará mais fácil.”
Vitiligo na mídia
Muitas celebridades são ou já foram portadores de vitiligo. Veja alguns exemplos abaixo:
Michael Jackson
Michael Jackson, um dos maiores cantores de todos os tempos, foi diagnosticado com vitiligo. Era considerado o rei do pop. Ao longo de sua carreira, vendeu 750 milhões de discos e emplacou hits como Thriller e Billie Jean. Ele faleceu em 2009.
Winnie Harlow
É uma modelo portadora de vitiligo. Já desfilou na Fashion Week de Londres (um dos eventos mais importantes do mundo da moda) e foi a estrela principal de uma campanha da marca Desigual. Além disso, participou do America’s Next Top Model, um famoso reality show de modelos.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Eu tambem!
eu amo esse
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.