Por Joanna Cataldo

Maria Luiza com a mãe, Tati de Oliveira. Foto: Divulgação.

Você já encontrou livros que tivessem personagens parecidos com você? Maria Luiza S., de 6 anos, pode dizer que sim.

Ela foi a inspiração para a criação da protagonista da obra “A Menina Feita de Nuvens”, que conta a história de uma menina que é “feita de nuvens” e usa essa característica como um superpoder. As nuvens, no caso, são uma referência ao vitiligo, doença que atinge Maria Luiza e 1% da população mundial.

Caracterizado por provocar manchas brancas na pele, o vitiligo vem de nascença e não é contagioso. Segundo o Dr. Caio de Castro, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a doença manifesta-se devido a uma falha na produção de melanina, a “tinta” que dá cor à pele.

“O organismo reconhece o melanócito (célula que produz melanina) como um estranho e mata o melanócito. Então, o paciente começa a apresentar manchas brancas pelo corpo pela falta de produção de melanina pelos melanócitos”, explica o médico.

Como até então não havia muitos livros infantis que apresentassem personagens com essa condição, a mãe de Maria Luiza, Tati de Oliveira, resolveu escrever “A Menina Feita de Nuvens”, em homenagem à filha. “A Maria gosta muito de ler e pensei que seria legal ela se ver representada em alguma publicação. Porém, não encontrei nada voltado para o público infantil”, conta.

Capa do livro A Menina Feita de Nuvens. Foto: Divulgação.

Inicialmente, Tati, que é designer e trabalha com diagramação de livros e revistas, queria fazer um livrinho apenas para Maria. No entanto, algumas amigas a incentivaram a mostrar a obra para uma editora, para que outras crianças também pudessem ler a história.

Convencida a fazer isso, ela apresentou o título à Estrela Cultural, que lançou o título neste ano.

“Maria ficou muito feliz em ver um personagem com manchinhas na pele”, diz Tati. “Acho que as crianças e os jovens portadores de vitiligo devem se encantar por suas manchinhas e seus formatos e descobrir a beleza de cada desenho. Quando enxergarem essa beleza, tudo ficará mais fácil.”

Vitiligo na mídia

Muitas celebridades são ou já foram portadores de vitiligo. Veja alguns exemplos abaixo:

Michael Jackson

Michael Jackson, um dos maiores cantores de todos os tempos, foi diagnosticado com vitiligo. Era considerado o rei do pop. Ao longo de sua carreira, vendeu 750 milhões de discos e emplacou hits como Thriller e Billie Jean. Ele faleceu em 2009.

Winnie Harlow

É uma modelo portadora de vitiligo. Já desfilou na Fashion Week de Londres (um dos eventos mais importantes do mundo da moda) e foi a estrela principal de uma campanha da marca Desigual. Além disso, participou do America’s Next Top Model, um famoso reality show de modelos.

 

 

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • South Hills Middle School

    4 anos atrás

    Eu tambem!

  • South Hills Middle School

    4 anos atrás

    eu amo esse

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido