A pequena Stela Alonso foi alfabetizada há pouco tempo, mas já usa sua paixão pela leitura para divertir crianças com paralisia cerebral.

Crédito: TV Morena

Toda sexta-feira, a menina de oito anos vai ao Cotolengo, instituição que atende crianças com deficiência cerebral em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, para ler para as crianças.

Crédito: TV Morena

Stela lê pacientemente página por página, e passa de criança em criança mostrando as figuras do livros. A menina também se fantasia e estimula as crianças a tocarem teclado.

Crédito: TV Morena

Alfabetizada aos cinco anos, Stela escreveu o primeiro livro aos seis e hoje tem três publicações, uma delas está pronta para ser publicada. Um dos temas escolhidos pela jovem escritora é bullying.

Paralisia cerebral (PC) é um distúrbio do movimento permanente que surge durante o início da infância. Os sinais e sintomas variam entre pessoas. O problema acontece durante o desenvolvimento do cérebro, na maioria das vezes antes do nascimento.

Algumas pessoas são capazes de caminhar, outras não. Algumas pessoas têm função intelectual normal, outras podem apresentar deficiência intelectual. Epilepsia, cegueira ou surdez são condições que podem estar presentes.

Brasil – Mais de 150 mil casos por ano
O tratamento pode ajudar, mas essa doença não tem cura
Requer um diagnóstico médico
Crônico: pode durar anos ou a vida inteira

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Isabela Ferraretto Rocco Oliveira e Sousa

    6 anos atrás

    muito linda essa noticia ! com pouca idade podemos fazer diferença !

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido