Leah Cayasso, emocionada durante seu discurso falando sobre o medo de ser separada de sua família.
Milhares de pessoas se juntaram em Washington no último sábado, dia 30 de junho, para protestar contra a separação de famílias imigrantes.

Leah Cayasso, 12 anos, fez um discurso impactante em defesa dos imigrantes nos Estados Unidos no dia 30 de junho. A menina participou da Marcha “Families Belong Together” (em português, “as famílias devem ficar juntas”), que aconteceu em Washington, capital dos Estados Unidos.

O evento foi um protesto contra a separação de famílias de imigrantes pela polícia dos Estados Unidos. Isso vem acontecendo desde a “tolerância zero” implantada pelo presidente Donald Trump. A medida resulta na prisão de maiores de 18 anos que atravessam a fronteira sem os documentários necessários e leva os menores para abrigos longe de seus pais, em condições ruins e por tempo indeterminado (leia mais aqui).

No discurso, Leah falou sobre a sua vida como filha de estrangeiros ilegais no país. Seus pais não têm a documentação exigida pelo governo dos Estados Unidos para serem considerados imigrantes legais (como um visto de trabalho, por exemplo) e, por isso, Leah está sempre com medo de ser separada de sua família.

“O ICE (‘Immigration and Customs Enforcement’, que significa ‘Fiscalização de Imigração e Alfândega’) quer tirar minha mãe de mim. Eu não gosto de viver com esse medo. É assustador. Eu não consigo dormir, eu não consigo estudar, eu estou estressada. Eu tenho medo de que eles tirem minha mãe de mim enquanto ela trabalha, dirige ou está em casa”, disse Leah.

Ela contou que sua mãe é uma trabalhadora doméstica e que, quando trabalha como babá, se certifica que as crianças estão saudáveis e seguras. “Nosso governo, ao contrário, prejudica crianças e deporta seus pais todos os dias”, acrescentou.

O ICE é o órgão do governo responsável pela separação das famílias imigrantes. A marcha da qual Leah participou pede o fim dessa prática e a reunião das famílias já separadas.

Leah com seu texto, um pouco antes de dar seu discurso. (foto: twitter)

Seu discurso ficou famoso não só pelo conteúdo importante, especialmente vindo de uma menina de 12 anos, mas também pela emoção dela e do público.

Leah chorou durante quase toda a sua fala, que durou 5 minutos, mas mesmo assim conseguiu terminar. Durante uma breve pausa, alguém do público gritou “Nós te amamos”, para quem Leah respondeu “eu amo mais”.

Depois do discurso, ela ainda postou um vídeo no Twitter agradecendo pelo apoio das pessoas que foram à marcha. Ela complementou dizendo que “juntos, conseguiremos mudar esse país, reunir famílias com paz e amor”.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido