O Ministério da Educação divulgou nesta quinta-feira, dia 6, a terceira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um documento criado pelo governo com a pretensão de conduzir melhorias desde a educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental.

Divulgação / MEC

Segundo o documento, ao final do 1º ano, ou seja, aos 7 anos, as crianças já deverão saber ler e conseguir escrever “espontaneamente ou por ditado” palavras e frases “de forma alfabética”.

Além disso, a criança deve saber escrever corretamente o próprio nome, o dos pais, o endereço completo e ler palavras e pequenos textos.

Outras alterações são em relação à língua inglesa, que passa a ser obrigatória a partir do 6º ano do Ensino Fundamental. A novidade fica por conta do ensino de probabilidade e estatística, que passará a ser aplicado aos alunos desde o 1º ano.

Esse é o primeiro documento do Brasil que serve como base para 190 mil escolas brasileiras (públicas e privadas), criarem suas aulas e ensinarem seus alunos.

O Conselho Nacional de Educação deve concluir a avaliação até meados do segundo semestre, e o MEC tem dois anos para que todas as redes possam definir o currículo.

O ensino médio ficou fora do BNCC, pois o projeto de lei da reforma já foi sancionado pelo presidente Michel Temer.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido