Ela é supervaidosa, curiosa e animada. Com cabelo black power, um laço colorido, atitude positiva e estilo de skatista, MCSoffia faz sucesso nos palcos e nas redes sociais.Aos 12 anos, Soffia Gomes da Rocha Gregório Corrêa já cantou com Racionais MC’s, no Ibirapuera e no Vale do Anhangabaú, no aniversário de São Paulo.
Soffia adora a escola. Seu interesse pelo conhecimento está nas letras das músicas que ela escreve e canta. Confira a entrevista que a MC deu por Whats App para o Jornal Joca
Como foi que começou a cantar? Quantos anos tinha?
Tinha seis anos, eu gostava muito. Mas foi só depois que fiz uma oficina de hip hop que comecei a cantar em shows. A oficina chamava “O Futuro do Hip Hop”, tinha aulas de break, grafitti, DJ e MC.Quem escreve as músicas e faz a melodia?
Agora quem tá fazendo as músicas sou eu mas antes eram meus amigos. A batida, algumas pessoas fazem para mim mas às vezes também pego da internet. Mas agora também estou começando a criar as minhas batidas.
Do que são as suas músicas?
Sobre racismo – que acontece no mundo inteiro, preconceito, amizade e sobre as meninas aceitarem que são bonitas, não alisarem o cabelo. Também falo de revistas e tvs que só mostram mulheres lindas de cabelo liso e que fazem as meninas que moram na periferia e que têm cabelo crespo, querem ser como elas. Espero que minhas mensagens sobre racismo e sobre aceitar a nós mesmas, inspire as pessoas.

“O seu cabelo é lindo do jeito que ele é, não vá com a mídia, aceite você mesma.”
MC Soffia

Você faz muitos shows? Qual foi o mais legal?
Agora estou fazendo bastante shows. O teve mais gente foi na Praça das Artes (SP) em 2014. O maior foi quando tinha 7 anos, no Vale do Anhangabaú, no aniversário de São Paulo. De lá que pra cá, fui nos programas de tv da Eliana, da Fatima Bernardes.Fiz um show muito legal em uma escola que a diretora se emocionou. Quando comecei a cantar, as meninas estavam todas com cabelo preso. Elas adoraram a música que falo dos cabelos, tiraram as xuxinhas e se soltaram, começaram a balançar o cabelo e dançar. Elas se aceitaram.
Fica nervosa antes de se apresentar?

Fico mas dou minhas piruetas, minhas estrelinhas e me acalmo mais.Já se sente famosa?
Eu não sou famosa mas sinto que minha mensagem tá ajudando as pessoas.  Continuo igual com meus amigos. Vou ser sempre humilde mas espero que um dia eu me sinta sim, muito famosa, hahah.
O que mudou na sua vida quando começou a cantar?
Agora consigo comprar umas coisas e sei que consegui inspirar as meninas. Então sinto que melhorou bastante.

(Refrão) Hip Hop Kids chegando de mansinho,
Esse é o caminho, esse é o caminho

Sou MC Soffia
com meu cabelo black
vou mandando essa rima
rima que escrevi porque gosto de estudar
eu gosto de ler e também gosto de brincar
brincando com as amigas
Estudando, divertindo, tudo isso na escola

(Refrão) Hip Hop Kids chegando de mansinho,
Esse é o caminho, esse é o caminho

O que gosta de fazer no dia-a-dia?
Fico muito tempo na escola, ando de skate, faço circo, kart, futebol, feminino, natação. Faço isso no Projeto Âncora, uma escola bem diferente, em Cotia (projetoancora.org.br). Todos os dias eu canto e brinco, até porque cantar é uma brincadeira. Brinco na rua, adoro jogar taco, brincar de esconde-esconde, pega-pega, polícia e ladrão.
Você vai na escola? Está em que ano?
Estaria no quinto ano, mas minha escola é diferente, focada bastante em pesquisa. Amo estudar e minha matéria favorita é história. Pesquiso a história dos negros para cantar isso nas músicas.

O que pretende fazer quando crescer?
Quero ser médica que cuida do coração, jogadora de futebol, modelo, atriz e cantora. Por enquanto estou cantando pra passar uma mensagem e não só pra ganhar dinheiro.
Veja o vídeo que MC Soffia gravou para o coletivo, Hip Hop Kidz Br, com outros MCs- crianças famosos como MC Ogizinho, MCTumtum, MC Jamal.
MC – Mestre se Cerimônias, pessoas que conduzem eventos como premiações, apresentações e shows.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (7)

  • Luana Beatriz de Medeiros

    6 anos atrás

    gostei da sua proposta Vivian.

  • vivian gabrielly amaral veloso

    6 anos atrás

    adorei sua profisao de cantora que vc va muito longe com esse talento maravilhoso

  • Nicoly da silva Castro

    6 anos atrás

    Adorei essa McSofia muito legal,quando crescer tambem quero ser atriz ou professora.Pelo menos uma cosa em comum hahah.Beijos..Nicoly Castro.

  • Joca

    6 anos atrás

    Boa sorte, Nicoly! As duas profissões são muito legais!

  • Solange Bae Lee

    7 anos atrás

    Ameiiiiii q fofo

  • Temporário

    8 anos atrás

    adorei a MC SOFFIA meu nome tbm é Sofia

  • Joca

    8 anos atrás

    Que legal Sofia! Essa MC é muito bacana e a cada dia fica mais famosa. Elas faz shows em vários lugares, veja se consegue ir em um deles!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido