Mayra Aguiar leva ouro no judô e vira tricampeã mundial
Esta é a terceira medalha de ouro que a atleta conquista em mundiais; as primeiras foram em 2014 e 2017. Foto: Instagram/reprodução

Mayra Aguiar, 31 anos, tornou-se a primeira judoca brasileira, entre homens e mulheres, a somar três medalhas de ouro no Campeonato Mundial de Judô. A vitória foi sobre a atleta chinesa Zhenzhao Ma, em 11 de outubro, durante disputa na categoria 78 quilos (kg) em Tashkent, capital do Uzbequistão. Mayra venceu sobre a adversária com um wazari.

As outras duas medalhas de ouro da atleta em campeonatos mundiais foram em 2014 e 2017, nos torneios de Chelyabinsk (Rússia) e Budapeste (Hungria), respectivamente. Além disso, Mayra conquistou uma medalha de prata e duas de bronze nesse torneio.

O Campeonato Mundial de Judô 2022 começou no dia 5 e vai até 13 de outubro. Além de Mayra, outros dois atletas brasileiros receberam medalha até o momento: Rafaela Silva foi ouro na categoria até 57 kg e Daniel Cargnin recebeu bronze na de 73 kg.

Confira o golpe da vitória de Mayra Aguiar

As pontuações no judô: yuko, wazari e ippon

As pontuações no judô são medidas por força, velocidade e controle e podem ser de três tipos: yuko, wazari e ippon. Quando o golpe é considerado perfeito, a pontuação é chamada de ippon. Ela ocorre quando o adversário é derrubado com as costas voltadas para o chão ou quando ele é imobilizado por 20 segundos. Se um ippon é marcado, é declarado o fim da partida.

Já o wazari é um tipo de pontuação no judô que acontece quando um golpe aplicado no oponente não é perfeito e não alcança a pontuação máxima. Para ser considerado wazari, o oponente precisa cair de lado no tatame ou ser imobilizado entre 15 a 19 segundos. Além disso, há o yuko, que é a pontuação mais fraca do esporte.

Categorias do judô olímpico

O judô olímpico possui sete categorias de peso para cada modalidade (masculino e feminino). No masculino, são as categorias de 60 kg, 66 kg, 73 kg, 81 kg, 90 kg, 100 kg e +100 kg. Já no feminino, 48 kg, 52 kg, 57 kg, 63 kg, 70 kg, 78 kg e +78 kg. Confira a comissão oficial de atletas brasileiros do esporte, clicando aqui.

Fontes: Globo Esporte, ESPN, CBJ Brasil, Agência Brasil, COB e Dicionário Olímpico.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Student MG2 Student MG2

    1 ano atrás

    vc sabe da minha irma o nome dela e emily mare ela esta no club minas

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido