Crivella-Fernando-Frazao-Agencia-Brasil (1)
Marcelo Crivella, atual prefeito do Rio de Janeiro. Foto: Fernando Frazão | Agência Brasil

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), foi preso em 22 de dezembro, acusado de corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro (saiba mais sobre os termos em destaque ao fim do texto). Ele estava em casa e foi levado no início da manhã. A operação foi uma ação conjunta entre a Polícia Civil e o Ministério Público do Rio de Janeiro.

A prisão foi resultado da Operação Hades, que investiga o que está sendo chamado de “QG (quartel-general) da propina” na prefeitura do Rio de Janeiro. De acordo com a investigação, um esquema de propina atuava na prefeitura com empresários que quisessem ter contratos (entre outros fatos) com o governo municipal. As empresas interessadas pagavam valores ao empresário Rafael Alves (que mantinha uma relação próxima com Crivella). O empresário, então, facilitaria a assinatura desses contratos com a prefeitura.

Além de Crivella, foi pedida a prisão de mais oito pessoas, entre elas o empresário Rafael Alves. Em declaração na manhã do dia 22, Crivella disse: “(…) fui o governo que mais atuou contra a corrupção no Rio de Janeiro”. Ele está a nove dias de terminar seu mandato. A partir de 1º de janeiro, o novo prefeito será Eduardo Paes (DEM).

Por ordem da Justiça, Crivella foi afastado do cargo. Como seu vice-prefeito, Fernando McDowell, morreu em 2018, assume a prefeitura o presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Felippe (DEM).

Na noite do dia 22 de dezembro, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que Crivella poderá ficar em prisão domiciliar (ou seja, em casa) com o uso de tornozeleira eletrônica.

Glossário
Propina: dinheiro dado em troca de ações ilegais, tanto em empresas como no governo.

Lavagem de dinheiro: disfarçar a origem criminosa de bens e dinheiro para que pareçam ter sido recebidos de maneira legal.

*Texto atualizado às 9h40 de 23 de dezembro de 2020.

Entenda mais sobre corrupção: faça o download gratuito das duas edições do Manual Joca das Eleições.

Fontes: Agência Brasil, Estadão, Folha de S.Paulo, G1 e UOL.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • maria do socorro vieira carneiro sousa

    3 anos atrás

    mano esses prefeitos já são ricos. Para que eles querem mais dinheiro? Eles ganha além do que é para ganhar para que querem tanto dinheiro?

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido