O Planeta Terra nem sempre foi como o conhecemos hoje. Ao longo dos anos, as condições climáticas mudaram e até os continentes se movimentaram. Pensando nisso, Ian Webster, um paleontólogo (pessoa que estuda a vida do passado da Terra) da Califórnia, nos Estados Unidos, criou um mapa interativo em que você pode ver o quanto determinado ponto do planeta se moveu ao longo de 750 milhões de anos.

#pracegover: Imagem do globo terrestre há milhões de anos. Ponto vermelho destaca a cidade de São Paulo. Crédito de imagem: Captura de tela

Basta acessar o site e digitar o nome da cidade onde você mora, por exemplo. Uma versão em 3D do planeta vai se mover e mostrar exatamente qual seria a sua localização em outras épocas. É possível enxergar o mapa no período em que começaram a surgir os primeiros animais vertebrados (ou seja, com ossos) ou nos anos em que os dinossauros viveram, por exemplo.

usuário (ou seja, entende onde ele está) e então usa os modelos [criados por outro profissional] para levar essa localização ao passado”, disse Webster ao site da CNN. “Eu mesmo construí a visualização de globo interativo”, completou ele.

O site está em inglês e é gratuito: bit.ly/mapa-antigo-terra

No tempo da Pangeia
Muito do que você vê no mapa interativo do passado mostra a Terra ainda na época da Pangeia. Há 200 milhões de anos, todos os continentes eram unidos, o que é chamado de Pangeia. Com o tempo, aconteceram movimentações no solo que levaram à separação dos continentes e os deixaram como eles estão hoje.

Fontes: CNN, Dinosaurpictures.org e iG.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 157 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido