Caso sejam encontrados os dejetos dos animais nas ruas, seu portador será identificado e penalizado. Crédito de imagem: Getty Images

A província Bolzano, localizada no norte da Itália, adotou uma medida bastante diferente para assegurar que todos os donos de cachorros da região recolham obrigatoriamente as fezes dos animais nas ruas. No dia 17 de janeiro, Paolo Zambotto, diretor do departamento veterinário de Bolzano, declarou em entrevista à agência de notícias Reuters que o governo local está criando uma base de dados que possui informações do DNA (molécula que carrega as informações genéticas de um organismo) dos quase 40 mil cães que existem na região. 

Dessa forma, caso sejam encontrados dejetos dos animais nas ruas, o cão e seu portador serão identificados e penalizados com multas que podem variar entre 300 e mil euros (aproximadamente, de 1.500 a 5.600 reais na cotação atual). Os habitantes de Bolzano terão até o fim de março para realizar o registro de seus cães.

A medida, no entanto, tem causado controvérsia entre moradores e autoridades. Algumas pessoas apontam que já recolhem as fezes dos bichos de estimação, portanto, serão obrigadas a pagar um valor desnecessário para o teste de DNA. Além disso, muitos habitantes de Bolzano alegam que a iniciativa será um gasto inútil do governo, sem possibilidade de uma atuação efetiva. Por exemplo: um dos problemas apontados por aqueles que são contrários a ideia é de que a medida não funcionará com pets de turistas, que não possuem o registro. 

Em contrapartida, o departamento veterinário declara que a ideia ainda está em fase de implantação e terá o auxílio de diferentes clínicas veterinárias. Além disso, o projeto poderá ser usado para identificar os donos de animais perdidos ou machucados ao redor da província. 

Fontes: Reuters e Sky News.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Joao Carvalho

    1 mês atrás

    A itália está muito rígida.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido