As histórias falam sobre a Estação Espacial Internacional e chamadas de vídeo feitas por papagaios
Conversa de taxista argentino é captada por rádio na estação espacial
Recentemente, uma conversa de um taxista argentino acabou atravessando a transmissão de rádio da Estação Espacial Internacional. A interferência ocorreu por uma empresa argentina de radiotáxi, que utiliza o sinal UHF (sigla em inglês para “frequência ultra-alta”). As antenas da estação espacial captaram a conversa e dois astronautas ouviram o taxista falar.
No dia 19 de abril, o jornalista Manuel Mazzanti, que faz a cobertura de atividades da Nasa (agência espacial dos Estados Unidos), publicou um trecho do áudio no Twitter. No registro de três segundos, o argentino diz: “Você disse 150 da rua Yrigoyen, certo?”. Segundo o site ISS Tracker, que acompanha os movimentos da Estação Espacial Internacional, satélites orbitavam (ao redor da Terra) perto do território da Argentina no momento do cruzamento das transmissões.
Fontes: Daily Mail, ISS Tracker, Opera Mundi e Twitter de Manuel Mazzanti.
Papagaios aprendem a fazer chamada de vídeo para interagir
Pesquisadores dos Estados Unidos e do Reino Unido publicaram, em 19 de abril, um estudo que analisou as habilidades sociais dos papagaios em chamadas de vídeo. Após uma fase de treinamento para que as aves aprendessem a ligar umas para as outras ao clicar em imagens em um tablet, os papagaios passaram a mostrar até mesmo preferências: alguns se tornaram mais populares do que outros, recebendo mais ligações.
A pesquisa envolveu 18 aves e registrou 147 ligações feitas de maneira independente pelos papagaios. O estudo revela aos cientistas, principalmente, características sociais desses animais quando estão em grupos e bandos: eles cantam, brincam e interagem. Os dados foram publicados em um artigo da conferência Human Factors in Computing Systems (Fatores Humanos em Sistemas de Informática, em tradução livre).
Fontes: Association for Computing Machinery e revista Galileu.
Esta matéria foi originalmente publicada na edição 205 do jornal Joca.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.