Vencedor de concurso de “urso gordo” é anunciado no Alasca

A competição Fat Bear Week, que premia o urso que mais acumulou peso entre julho e setembro, anunciou o ganhador da edição de 2021, em 5 de outubro. O vencedor foi 480 Otis, um animal de cerca de 25 anos, escolhido pelo público como o mais “corpulento” da temporada. O evento é organizado pelo Parque e Reserva Nacional de Katmai, no Alasca, Estados Unidos, onde os concorrentes vivem.

Para os ursos, ganhar bastante peso antes da chegada do inverno é uma questão de saúde: na época mais fria do ano eles hibernam (ou seja, passam longos períodos dormindo) para aguentar as baixas temperaturas e a falta de opção de comida. Assim, é bom que tenham acumulado gordura, porque ela será queimada pelo organismo durante a hibernação, garantindo energia.

Fontes: BBC, Fat Bear Week, Mental Floss e NPR.

#prscegover: urso marrom caminhando num riacho. Crédito de imagem: reprodução Fat Bear Week

Artista ganha 84 mil dólares para expor duas telas em branco

Duas obras de arte chamadas Take the Money and Run (pegue o dinheiro e corra, em tradução livre) foram expostas no Kunsten Museum of Modern Art, em Aalborg, na Dinamarca, pelo artista local Jens Haaning. As peças eram telas em branco. Ele recebeu 84 mil dólares (cerca de 462 mil reais) pelo trabalho.

A ideia era que o artista produzisse uma arte moderna. Em entrevista à emissora pública da Dinamarca, Haaning afirmou que as obras foram uma crítica aos salários baixos. Ele defende que quem recebe pouco para fazer algo de que não gosta deveria pegar o dinheiro e correr. Ao site NPR, um dos funcionários do museu afirmou que a equipe já imaginava que alguma coisa pudesse sair diferente do previsto quando o artista avisou sobre o nome da obra, mas que isso não impediu a equipe de rir bastante ao receber as duas telas em branco, em 23 de setembro.

Fontes: CNN Brasil, Danish Public Broadcaster e NPR

#pracegover: mulher, de costas para a foto, observa tela em branco. Crédito de imagem: reprodução Instagram

Estas matérias foram originalmente publicadas na edição 179 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido