Depois das invasões às sedes dos Três Poderes, em Brasília (DF), em 8 de janeiro (relembre no portal Joca), 942 pessoas seguiam presas (até o fechamento desta edição) pelos fatos ocorridos, por decisão de Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

O ministro também decidiu pela liberdade provisória de outras 464 pessoas. Elas terão que cumprir determinações da Justiça como o uso de tornozeleiras eletrônicas. 

Além desse grupo, a Justiça abriu investigações para saber quem são os responsáveis por estimular e financiar os atos acontecidos na capital federal.

Um acampamento de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro é desmontado na sede do Comando Militar do Leste do Exército Brasileiro, em Duque de Caxias (RJ) | #pracegover: a imagem tem dezenas de pessoas, várias vestidas com a bandeira do Brasil. Militares, com a roupa verde do Exército, retiram as grades que cercam o acampamento. Crédito de imagem: FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL

Fim da intervenção federal no DF
No dia 31 de janeiro, terminou a Intervenção Federal na Segurança Pública, decretada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Distrito Federal. A medida, anunciada após os ataques, deu ao governo federal licença para intervir nas decisões tomadas sobre segurança em Brasília, retirando temporariamente a autonomia do governador do DF nessa área.

Ainda em janeiro, Anderson Torres, ex-secretário de Segurança Pública do DF, e Fábio Augusto Vieira, ex-comandante da Polícia Militar no DF, foram presos por suposta omissão, isto é, não teriam agido para evitar os ataques. As investigações sobre o caso continuam.

Glossário

Supremo Tribunal Federal (STF): última instância do Poder Judiciário brasileiro, é o guardião da Constituição. O STF fiscaliza ações dos poderes Executivo (como o presidente da República) e Legislativo (deputados e senadores), garantindo que atuem dentro do que diz a Constituição.

Tornozeleira eletrônica: aparelho colocado na perna de pessoas em liberdade provisória para monitorar suas movimentações fora da prisão.

Fontes: Metrópoles, Senado e STF.

Texto publicado originalmente na edição 199 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido