O presidente Nicolás Maduro.
O presidente Nicolás Maduro.

No domingo, dia 16, mais de 98% dos venezuelanos votaram contra a proposta do presidente, Nicolás Maduro, de mudar a Constituição, o conjunto de leis do país.

Para muitos especialistas, o resultado da votação mostrou que há muitas pessoas descontentes com o governo de Maduro. Ao todo, 7.186.170 de pessoas participaram do plebiscito, que era apenas simbólico, ou seja, não tinha poder para colocar os resultados em prática.

A verdadeira votação, que definirá se a Constituição será mudada ou não, acontecerá no dia 30 de julho.

Protesto na Venezuela.

Segundo Maduro, a mudança é importante, pois ajudará a reestabelecer a paz na Venezuela e a defender os direitos do povo.

Já os partidos que são contra o governo de Maduro dizem que o presidente só quer alterar a Constituição para ter mais poderes.

O que está acontecendo na Venezuela?

A Venezuela está passando por uma grave crise política e econômica.

Após a queda dos preços do petróleo, o principal produto de exportação do país, a situação econômica piorou muito: a inflação (aumento dos preços) cresceu, os índices de pobreza aumentaram e começou a faltar produtos básicos como remédios e alimentos.

Com a atual situação econômica dramática, aumentou o número de pessoas insatisfeitas com o governo de Maduro. Desde abril, vários protestos tomam conta das ruas do país provocando mortes e feridos. Até agora, 92 pessoas morreram e 1519 ficaram feridas.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido