Por Joanna Cataldo

Imagine super-heróis como Batman, Super-Homem e Mulher-Maravilha representados em esculturas feitas de blocos de montar. É isso o que os visitantes encontrarão na exposição The Art of the Brick: DC Super Heroes, em cartaz na Oca, localizada no Parque Ibirapuera, na cidade de São Paulo.

batman The Art of the Brick DC Super Heroes
#pracegover: Batman com braços cruzados feito de blocos de montar. Foto: divulgação.

Considerada a maior exposição com blocos de montar do mundo, a mostra reúne mais de 120 obras, incluindo esculturas em tamanho real de heróis e vilões e um Batmóvel do tamanho de um carro de verdade. Ao todo, foram usados mais de 2 milhões de blocos na construção das peças.

Flash The Art of the Brick DC Super Heroes
#pracegover: Flash em posição de corrida feito com blocos de montar. Foto: divulgação.

Especialista no uso desse tipo de material e criador das obras, o artista plástico norte-americano Nathan Sawaya revelou, em conversa com jornalistas, que a ideia da mostra surgiu a partir do desejo pessoal de fazer uma exposição com a temática do bem e do mal. “A partir daí, pensei em falar sobre heróis e vilões, o que me levou às histórias em quadrinhos”, disse ele.

Exposicao-Lego-Edicao-138
#pracegover: oito tubos cheios de peças coloridas de blocos de montar. Foto: divulgação.
Batmovel-Lego-Edicao-138
#pracegover: batmóvel feito com blocos de montar. Foto: divulgação.

Para realizar o trabalho, Sawaya afirmou ser necessário muita paciência. “Eu colo cada bloco. Se erro algo, preciso usar um martelo e um cinzel [instrumento utilizado para esculpir] para consertar”, disse aos jornalistas. Questionado sobre os principais desafios da atividade, ele ressaltou que cada escultura tem suas dificuldades. “Quando você está fazendo uma forma humana, é trabalhoso colocar curvas [na capa do super-herói ou corpo do personagem, por exemplo]. Já quando está fazendo o carro do Batman, precisa pensar em conceitos de engenharia.”

Nathan-Sawava-Lego-Edicao-138
#pracegover: Nathan Sawaya, de camiseta e calça preta, está ao lado de um Super-Homem feito de blocos de montar. Ele está de braços cruzados, enquanto a figura do super-herói está com as mãos na cintura. Foto: divulgação.

The Art of the Brick: DC Super Heroes
Quando: até 3 de novembro de 2019.
Onde: Oca – Museu da Cidade de São Paulo – Parque Ibirapuera, São Paulo – SP.
Horário: de terça a sexta, das 9h às 20h; sábado e domingo, das 9h às 19h.
Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada). Para adquirir on-line: livepass.com.br.

Um dos homenageados na exposição é o Batman, que completa 80 anos em 2019. Saiba mais na página 9.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 138 do jornal Joca.

Enquete

Há quanto tempo você é leitor do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email