#pracegover: a foto mostra Nakabuye Flavia. Ela usa camiseta e calça pretas, está sentada, segura um celular e papéis nas mãos e sorri. Imagem: arquivo pessoal.

Protestar a favor da preservação da natureza. É isso o que Nakabuye Flavia, uma jovem de 19 anos de Uganda, faz todas as sextas-feiras desde fevereiro. Preocupada com o avanço do aquecimento global e as consequências que o planeta pode enfrentar no futuro, ela resolveu se juntar ao #FridaysforFuture (sextas para o futuro, em português), movimento no qual crianças e jovens do mundo todo saem às ruas para cobrar ações contra as mudanças climáticas.

Em entrevista ao repórter mirim Rafael C., de 16 anos, Nakabuye falou sobre o trabalho como ativista do meio ambiente [pessoa que se dedica a ajudar a natureza] e os problemas ambientais que Uganda está enfrentando atualmente.

#pracegocer: o garoto Rafael C. está com seu cachorro na imagem. Ele sorri e usa camiseta preto. O cachorro tem pelos brancos e pretos. Imagem: arquivo pessoal.

Como você começou a se envolver com os protestos contra as mudanças climáticas?
O que você faz nessas manifestações? Eu comecei a me envolver depois de ver a coragem da Greta Thunberg [saiba mais no box] de lutar pelo nosso futuro. Às sextas-feiras, participo de protestos que acontecem em locais diferentes, como ruas e mercados. Nessas manifestações, tento fazer com que a comunidade entenda os efeitos das mudanças climáticas. Procuro estimulá-la a se juntar a mim e cobrar por ações dos nossos líderes e das gerações mais velhas. Além disso, todas as sextas, tiro o lixo da beira de lagos com a ajuda de outros participantes do grupo #FridaysforFuture – Uganda. É uma forma de preservar e diminuir a poluição do plástico.

Na sua opinião, que medidas as autoridades deveriam tomar para frear as mudanças climáticas?
As autoridades deveriam tratá-las como uma emergência e tomar ações urgentes para freá-las. Além disso, deveriam trabalhar para atingir os objetivos do Acordo de Paris [tratado no qual 195 países se comprometeram a diminuir a emissão de gases poluentes] e estimular o uso de energia renovável.

Para você, quais são os maiores desafios ambientais que nós enfrentamos hoje?
Aumento de temperatura, ondas de calor, tempestades fortes, alterações nos padrões climáticos, secas mais profundas e grandes enchentes, entre outros.

Você acha que as manifestações contra as mudanças climáticas vão ter impacto nas decisões das autoridades?
Os protestos que estão acontecendo são ótimos porque dão plataforma para que a juventude expresse suas necessidades e possa lutar pelo seu futuro. Acho que mais estudantes deveriam participar deles porque, se todo mundo se envolver, os governantes vão ouvir e fazer algo para evitar as mudanças climáticas.

Quais são os maiores problemas ambientais que Uganda enfrenta no momento?
Uganda está sofrendo com aumento de temperatura, secas prolongadas, que prejudicam as plantações — aumentando o número de pessoas com fome —, grandes enchentes, desertificação e deslizamentos de terra, que matam muitas pessoas e destroem áreas agrícolas e comunidades. Além disso, estamos sentindo os efeitos da poluição em razão da produção de petróleo e do gasoduto no distrito de Hoima [localizado na região oeste do país]. Isso está afetando quem vive nessa área.

O que você faz no dia a dia para ajudar o meio ambiente?
Eu visito escolas para falar sobre as mudanças climáticas e seus efeitos. Tento mobilizar os estudantes a se juntar a mim e cobrar ações dos nossos líderes. Além disso, planto árvores em garrafas para que as crianças possam levá-las para casa.

Protestos contra as mudanças climáticas
As manifestações tiveram início em agosto de 2018, quando a sueca Greta Thunberg, de 16 anos, começou a cobrar por medidas contra o aquecimento global na frente do parlamento da Suécia. A atitude dela inspirou jovens do mundo todo, que começaram a sair às ruas para pressionar as autoridades de seu país a lutar pela preservação do meio ambiente. Cientistas acreditam que ações humanas, como poluição e desmatamento, estão contribuindo para o aumento da temperatura na Terra. Esse processo traz diversas consequências, entre elas: derretimento de geleiras, alterações no habitat dos animais e aumento do nível dos mares.

Entrevista publicada originalmente na edição 130 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido