Foto: Fotos Públicas, Daniela Andrade/PMSS

Chuvas fortes atingiram o litoral de São Paulo desde o dia 18 de fevereiro, causando enchentes e deslizamentos. As autoridades precisaram decretar estado de calamidade pública em seis cidades, como Bertioga e Ilhabela. Ao todo, 2.496 pessoas precisaram sair de casa e, até o momento, 54 foram encontradas mortas. 

Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas que caíram no litoral norte foram as mais intensas já registradas em 24 horas na história do Brasil. Foi tanta água que provocou um fenômeno conhecido como liquefação do solo, em que o chão fica saturado a ponto de se transformar em uma lama tão instável que acidentes são mais fáceis de acontecer. 

Enchente em São Sebastião. Crédito da imagem: Fotos Públicas, Daniela Andrade/PMSS

O governo federal e o governo de São Paulo estão trabalhando com as prefeituras das cidades atingidas para controlar a situação. Uma equipe da Defesa Civil Nacional está no local desde 19 de fevereiro, ajudando os municípios na solicitação de recursos federais que serão usados para comprar itens como cestas básicas e kits de higiene. O Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e de Emergências, do Sistema Único de Assistência Social, está providenciando alojamentos provisórios para quem precisou sair de casa. 

O Cemaden declarou que o governo de São Paulo e a prefeitura de São Sebastião receberam um aviso dois dias antes alertando para o risco de desastre provocado pelas chuvas.

Crédito da imagem: acervo Pessoal/Alexandre Minatti.

[ATUALIZAÇÃO – 24 DE FEVEREIRO]

Veja quais são as cidades em estado de calamidade pública

  • Guarujá
  • Bertioga
  • Caraguatatuba
  • Ilhabela
  • Ubatuba
  • São Sebastião

Liberação de rodovia 

No dia 23 de fevereiro o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) terminou de liberar o tráfego de veículos na rodovia Rio-Santos. Mesmo após a abertura, segue a recomendação oficial para que as pessoas não desçam para o litoral e evite sobrecarregar a região. 

Ações de doações

A Cruz Vermelha de São Paulo está arrecadando doações para as vítimas das enchentes. Além de dinheiro, eles também estão recebendo água, alimentos não perecíveis (ou seja, difíceis de estragar, como macarrão e arroz), roupas e colchões. O Banco do Brasil também está recolhendo doações. É importante lembrar que menores de idade precisam conversar com os responsáveis. 

Algumas medidas governamentais adotadas

  • Uma unidade móvel do Poupatempo (programa de serviços à população) será enviada para ajudar moradores da VIla do Sahy a tirarem uma nova via dos documentos que foram perdidos no desastre. 
  • Kits com medicamentos e insumos estão sendo enviados.
  • Pessoas que moram nos seis municípios em estado de calamidade pública poderão sacar dinheiro do seu FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
  • Equipes de resgate seguem buscando pessoas desaparecidas.

GLOSSÁRIO

Estado de calamidade pública: é reconhecido em casos de emergência. Ele permite que o governo aumente a quantidade de recursos que vão ser investidos, inclusive gastando mais dinheiro do que arrecada.

Fontes: G1, UOL, Folha de S.Paulo, Correio Braziliense e Terra.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Matheus Molina Dupont De Freitas

    1 ano atrás

    Oi tudo bem

  • ecc1 ecc1

    1 ano atrás

    nossa!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido