A saga completou 23 anos, em 2020. Foto: Warner Bros./ divulgação

Para celebrar o aniversário da série de livros de Harry Potter, que completa 23 anos, em 26 de junho, linguistas (pessoas especializadas no estudo da linguagem) da empresa de comunicação Babbel, da Alemanha, fizeram uma lista para explicar idiomas mágicos da saga. Confira curiosidades sobre quatro deles: grugulês, serêiaco, trasgueano e ofidioglossia.

Grugulês

Os duendes são os falantes do grugulês. Foto: divulgação

É a língua nativa dos duendes, criaturas que aparecem bastante na série por serem os únicos funcionários do Banco dos Gringotts (o único banco dos bruxos no mundo). Entretanto, os duendes também falam inglês, idioma original dos bruxos da saga, sem nenhum sotaque. O grugulês é descrito pelos linguistas como uma série de sons guturais (barulhos roucos vindos da garganta) e nada doces.

Possui uma forma escrita que é usada pelos duendes e por poucos personagens humanos que foram capazes de aprender o idioma, como Bartô Crouch – o chefe de Percy Weasley no Ministério da Magia em Harry Potter e o Cálice de Fogo, que falava mais de 200 línguas, incluindo outros três idiomas mágicos. Um exemplo de palavra em grugulês é bladvak, que significa “picareta”.

Serêiaco

Harry Potter encontra os sereianos no quarto livro da saga. Imagem: divulgação

Idioma adaptado para ser falado dentro da água (mas, para Harry, que não entende a língua, soa como inglês, o principal idioma do bruxo). Já quando falado fora da água, muda para um som chiado. Tem como principais falantes os sereianos, criaturas que vivem no lago de Hogwarts. Alguns bruxos, como Alvo Dumbledore, também conseguiram aprendê-lo.

Trasgueano

O trasgo da montanha é o falante de trasgueano mais famoso da saga. Foto: divulgação

Os trasgos, criaturas mágicas muito fortes, mas pouco inteligentes, são os principais falantes do trasgueano. Esse idioma é bastante primitivo, e as palavras são grunhidos que parecem constituir uma língua simples, mas difícil de entender para os bruxos. Entretanto, os trasgos também são capazes de reproduzir algumas palavras dos idiomas humanos – ao contrário dos sereianos, por exemplo. O falante mais famoso de trasgueano é o trasgo da montanha, que invade o castelo de Hogwarts em Harry Potter e a Pedra Filosofal.

Ofidioglossia

Voldemort-Divulgacao
Lord Voldemort é um dos bruxos que sabe falar a língua das cobras e serpentes. Foto: divulgação

É a língua das cobras e outras serpentes mágicas, como o Basilisco e a Serpente Chifruda. Alguns bruxos, como Harry Porter e Voldemort, são falantes do idioma. A ofidioglossia é descrita nos livros como uma língua em que os sons parecem assobios, como o barulho que as cobras fazem. Já nos filmes, o idioma é um pouco diferente e o som dos assobios é causado pelas letras S, Z e X, muito usadas na língua.

Os humanos que podem falar ofidioglossia geralmente pertencem à casa de Sonserina e são conhecidos como ofidioglotas. Eles herdam essa habilidade dos pais sem precisar aprender – Harry é uma exceção, pois adquiriu a capacidade de falar o idioma quando Voldemort tentou matá-lo e, sem querer, deixou uma parte da alma dele dentro do corpo do então bebê Harry.

Fonte: Babbel.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (7)

  • Mike

    3 anos atrás

    Amei! É leviOsa, não levioSA!

  • JULIA

    3 anos atrás

    AMEIIIIIIO

  • JULIA

    3 anos atrás

    AMEIII COMO EU AMO HARRY POTTERRRRRRRRRRRRRRRRRRRR

  • Raquel Lacerda Pinto Pereira

    3 anos atrás

    amei tando a materia q ate asisti denovo harry potter

  • Lorenzo

    3 anos atrás

    amo harry potter!sabendo disso fiquei impresonado com o fato

  • Raquel Lacerda Pinto Pereira

    3 anos atrás

    amo tbm

  • yasminsousa

    3 anos atrás

    eu tbm =D

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido