“Você quer que eu limpe seu ouvido?”, perguntam os limpadores de orelha que se espalham pelas ruas de Mumbai para oferecer seu serviços.

Resultado de imagem para ear cleaner india

Identificados pelos lenços vermelhos que usam na cabeça, os limpadores de orelha seguem uma profissão que existe desde o século 18.

O que parece maluquice, lá é comum, apesar da limpeza ser feita nas ruas movimentadas da capital, uma cidade com mais de 12 milhões de habitantes.

Eles cobram 20 rúpias (cerca de R$1), para fazer uma limpeza com algodão e água oxigenada ou 50 rúpias (R$2,40) para passar loção, óleo de coco e um tônico ayurvédico.

O método usado é mergulhar a pinça com algodão na ponta, no pote de água oxigenada e raspar o canal auditivo externo antes de limpar o interno.

Por dia eles tratam cerca de 12 pessoas. Pessoas ricas são as que mais procuram o serviço mas desde a chegada o cotonete, a profissão entrou em extinção.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (6)

  • Pedro

    3 anos atrás

    Será que tem faculdade para isso? Ou você simplesmente pega cotonetes e sai limpando os ouvidos dos outros? Parabéns pela matéria, vocês são muito bons em colocar matérias para todos os tirpos de pessoas

  • davi

    3 anos atrás

    uau

  • EE Henrique Dumont Villares

    6 anos atrás

    Bom Dia ,quem fala e a Laura e a Asheley nos somos alunas da Escola Henrique Dumont Villares, gostamos muito desta reportagem quando nos vimos colocamos na hora. Gostamos muito do trabalho de voces!

  • Joca

    6 anos atrás

    Ficamos felizes em saber que vocês gostaram da matéria, Laura e Asheley! Obrigado pelo elogio :)

  • Ana Luiza Rocha Azambuja

    8 anos atrás

    1-Eu achei muito interessante e nojento 2-Eu acho que isso deve doer

  • Joca

    8 anos atrás

    Oi Ana Luiza! Pois é, cada país tem uma cultura diferente...mas não dói não, deve fazer coceguinhas! Obrigada por escrever para o Joca! Continue a ler, ler, ler....

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido