Presidente sul-coreano Moon Jae-in, em Pyongyang durante banquete na sua terceira reunião de cúpula com o líder norte-coreano Kim Jong Un. Foto Corpo de Imprensa de Pyeongyang
Presidente sul-coreano Moon Jae-in, em Pyongyang para sua terceira reunião de cúpula com o líder norte-coreano Kim Jong Un. Primeiras-damas se cumprimentam. Foto: Corpo de Imprensa de Pyeongyang

Os líderes da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e da Coreia do Sul, Moon Jae-in, se reuniram no dia 18 de setembro, em Pyongyang, capital norte-coreana. A visita deve durar três dias, terminando na próxima quinta-feira (20).

Sorrisos e um abraço trocados entre os dois marcaram o encontro como parte das tentativas de paz e de desnuclearização da península coreana.

É a primeira vez em 12 anos que um presidente sul-coreano viaja à capital do país vizinho. Kim e Moon já se encontraram duas vezes, em abril e em maio, mas os encontros aconteceram na zona desmilitarizada entre os dois países. O último presidente sul-coreano a pisar em Pyongyang havia sido Roh Moo-hyun, recebido por Kim Jong-il.

Paz
Kim Jong-un também agradeceu a ajuda de Moon nas negociações que possibilitaram a reunião entre o norte-coreano e o presidente norte-americano Donald Trump em junho em Singapura.

​No encontro atual, os dois tentarão chegar a acordos sobre a desnuclearização da península coreana e consolidar um tratado de paz para acabar oficialmente com a Guerra da Coreia, que dura mais de 60 anos.

Eles esperam que o encontro sirva para resolver as diferenças entre Pyongyang e Washington sobre a desnuclearização.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido