Secretário-geral da Organização Para a Libertação da Palestina (OLP), Saeb Erekat morreu de covid-19, no dia 10 de novembro. Há mais de três décadas, ele lutava pelos direitos dos palestinos e era um dos líderes mais conhecidos no mundo inteiro. A morte de Erekat fez com a presidência palestina decretasse luto oficial de três dias. “É uma perda imensa (…). Estamos profundamente tristes”, disse Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Palestina.

O que é a OLP?
Trata-se de uma entidade que defende os interesses dos palestinos. No início, a organização, criada em 1964, usava métodos violentos para atingir seus objetivos. A partir de 1987, a OLP parou de usar a violência e passou a defender que israelenses e palestinos tenham cada um o próprio Estado e possam conviver de forma pacífica. Os dois povos são inimigos históricos e disputam o mesmo território há muitos anos (saiba mais na edição 143 do Joca).

#pracegover: Saeb Erekat veste camisa branca, terno preto e gravata estampada. Ele usa óculos. Ao fundo, é possível ver uma moldura dourada. Foto: Foreign and Commonwealth Office

GLOSSÁRIO
Israelenses: maioria de judeus.
Palestinos: árabes (maioria de muçulmanos).

Fontes: History e G1.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 161 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido