Em 2017, estudantes da Emef Prof. Laerte José dos Santos, em Osasco (SP), leram uma notícia no site do Joca sobre a publicação do diário de uma menina síria, então com 13 anos, vivendo em plena guerra no país.

Após saber da novidade, os alunos da escola ficaram tão instigados pelo livro que começaram a publicar comentários no site do Joca e escrever cartas para o jornal, pedindo a tradução da obra para o português — só existiam versões em árabe e francês.

Passados alguns meses, o livro foi lançado em nosso idioma e, para a surpresa de todos, com algumas das cartas dos leitores do Joca nas primeiras páginas.

“Li O Diário de Myriam em 2018 ou 2019 e achei a história muito interessante. Até então, não imaginava que existiam tantas guerras no mundo. Na época da ação, nós até tivemos a oportunidade de conversar com a Myriam e o jornalista que tinha publicado o diário dela, por meio de uma reportagem na televisão. Fiquei muito feliz por isso.” Leonardo V., 14 anos, aluno da Emef Prof. Laerte José dos Santos na época.

Leonardo-leitor-176
#pracegover: Leonardo usa camiseta prata e fone de ouvido. Ele está sentado. Foto: arquivo pessoal

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 176 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido