O homem deu os primeiros passos na Lua em 1969. Foto: Nasa

Neste ano, o Dia Mundial da Astronomia, celebrado em 8 de abril, tem “clima” especial. É que, em 2019, comemoram-se os 50 anos da chegada do homem à Lua — uma das mais importantes conquistas da história dos estudos espaciais.

A bordo da missão espacial Apollo 11, astronautas norte-americanos saíram da Terra com o objetivo de pousar na Lua e retornar para casa em segurança.

Ao fim, depois de muito trabalho e dedicação, o plano deu certo: no dia 20 de julho de 1969, Neil Armstrong deu os primeiros passos na Lua. “Este é um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade”, disse na ocasião.

Ao retornar à Terra, no dia 24 de julho, os tripulantes receberam diversas homenagens e ficaram conhecidos em todo o planeta.

Para comemorar os 50 anos dessa conquista, a Nasa (Agência Espacial Norte-Americana), especializada em missões e pesquisas espaciais avançadas, está realizando ao longo do ano diversos eventos para relembrar o marco histórico.

Vitória (à esquerda) e Tayla (à direita) passaram uma tarde no evento que falava sobre espaço e ciência. Foto: Divulgação

Um desses eventos, chamado Nasa Science Days (Dias de Ciência Nasa, na tradução para o português), foi no Shopping Eldorado, em São Paulo, entre os dias 19 e 20 de março.

As leitoras do Joca Tayla S., de 11 anos, e Vitória M., de 11 anos, alunas da Organização Não Governamental (ONG) Unibes (SP), passaram uma tarde no local e, em meio a exposições, palestras e oficinas, aprenderam sobre naves espaciais, robôs, máquinas e a vida de astronauta.

Veja abaixo como foi a experiência:

Nave espacial

Exposição mostrava como é o trabalho e o dia a dia dos funcionários da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana). Foto: Divulgação

“Entramos em um lugar que parecia uma nave espacial e vimos itens que pertenceram aos astronautas de verdade! Tinha comidas muito diferentes, luvas e meias especiais, além de uma foto do pessoal que viajou até lá”, Vitória

“Passamos em uma nave que tinha várias coisas que os astronautas da Nasa usaram. Nessa nave, vi comidas muito estranhas, mas que pareciam gostosas, até”, Tayla

Robôs

“Vimos uma criação feita por meninos de um colégio. Essa criação era uma amostra, mas que poderia voar se tivesse os materiais corretos. Depois disso, mexemos com robôs de verdade! Eles pegavam elementos da mesa e entregavam nas nossas mãos. Era muito curioso como eles se mexiam… Parecia até algo meio humano, já que tinham garras para pegar as coisas”, Vitória

Tayla experimentando um dos projetos expostos no evento. Foto: Divulgação

“Participamos de um jogo em que que tínhamos que fazer com que o carro espacial buscasse uma pedra na Lua. Não tinha controles, precisávamos usar um computador. Também vimos o trabalho de um grupo de alunos que fez uma bicicleta que, se tivesse as peças certas, era capaz de voar”, Tayla

Células-tronco e óculos de realidade virtual

Tayla e Vitória usando os óculos de realidade virtual. Foto: Divulgação

“Vimos um experimento que diz que nos dentes de leite das crianças existem células-tronco. Isso é muito legal porque toda criança nasce com dentes de leite e os troca, então existem muitos dentes de leite por aí. Também usamos óculos de realidade virtual que tinham vídeos sobre células-tronco e dentes de leite”, Vitória

“Eu usei óculos de realidade virtual pela primeira vez. Foi muito legal! Descobrimos que os cientistas encontraram células-tronco no dente das crianças, e aprendi o que são células-tronco e cromossomos”, Tayla

Oficina para montar uma nave

Vitória montando uma sonda espacial semelhante àquelas que são enviadas para Marte. Foto: Divulgação

“No fim, fizemos uma oficina em que tínhamos que montar uma nave espacial de madeira que andava pela Lua”, Vitória

“Fomos para uma oficina e montamos uma nave espacial com peças de madeira que pareciam Lego”, Tayla

O que achamos da experiência?

“Incrível! Aprendemos muito sobre o espaço”, Tayla

“Maravilhosa! Nós aprendemos muitas coisas que não sabíamos”, Vitória

Quer saber mais sobre o espaço?

Assim como a Tayla e a Vitória, você também pode aprofundar seus conhecimentos sobre o universo! Confira abaixo algumas instituições no Brasil dedicadas a esse tema:

Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas

O local oferece atividades educativas para todas as idades. As crianças costumam gostar das que envolvem observação do céu, nas quais usam telescópios para encontrar objetos celestes.

Planetário da Cidade do Rio de Janeiro

Os visitantes assistem a vídeos que dão explicações sobre planetas, estrelas e cometas, entre outros. E o mais legal é que você vê tudo isso em uma tela gigante, que ocupa quase todo o ambiente.

Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo 

O local tem um calendário repleto de palestras sobre assuntos espaciais, como Via Láctea, Sistema Solar e observação do céu noturno. Peça que um adulto consulte a programação e verifique qual encontro é mais apropriado para a sua idade.

Fonte: Nasa, Nasa, IAG USP, Ceaal e Planetário do Rio. 

 

#PraCegoVer

Imagem 1: A imagem mostra um astronauta andando sobre a lua.

Imagem 2: A fotografia mostra as leitoras Vitória e Tayla, em frente a um banner da exposição Pavilhão da Nasa, com a camiseta branca do uniforme de sua escola e calça jeans azul. No fundo há duas funcionárias da exposição, vestindo roupas pretas, conversando.

Imagem 3: A imagem foi tirada de uma parte da exposição, uma mesa preta com um cardápio de comidas do espaço, crachás amarelados originais de acesso ao prédio de montagem de foguetes, uma maquete de ônibus espacial branca e amarela, um boné cor-de-rosa da Nasa assinado por todos os membros da tripulação e atrás do boné, uma foto dos membros vestindo roupas laranjas de astronautas em frente as bandeiras dos países.

Imagem 4: A fotografia mostra Tayla sentada em uma cadeira branca dentro de uma capsula azul marinho experimentando um dos projetos do evento.

Imagem 5: A imagem mostra as duas leitoras sentadas em um sofá cinza utilizando óculos brancos de realidade virtual e fones de ouvido preto.

Imagem 6: A fotografia mostra Vitória, sorrindo, montando uma sonda espacial de MDF semelhante as que são enviadas para Marte. Em cima da mesa tem um manual de como montar a sonda e atrás há outros participantes do evento.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • South Hills Middle School

    5 anos atrás

    so cool

  • INACIO GOMES

    5 anos atrás

    também gostaria de conhecer este evento

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido