A jovem Tatiana B., de 11 anos, procurava uma matéria sobre Harry Potter no site do Joca quando leu a respeito de um concurso de desenhos proposto pela autora da saga, J. K. Rowling. A reportagem explicava que a escritora lançou um livro on-line durante a pandemia de covid-19, intitulado O Ickabog, e chamou crianças do mundo inteiro para participar. Os melhores desenhos de cada região seriam escolhidos para integrar a obra na versão impressa.

No fim de agosto, veio a notícia: a criação de Tatiana ficou entre as 34 selecionadas para estar na versão brasileira do livro. “Meus pais me incentivaram a desenhar mesmo que não fosse para vencer, porque não custava nada fazer o desenho”, explica ela. Tatiana escolheu retratar sua cena preferida da história e fez vários rascunhos até chegar ao resultado. “Meu desenho é sobre amizade, porque tem uma cena muito bonita em que a personagem principal sobe no Ickabog, que é amigo dela, e luta pelos direitos dele.”

A jovem começou a gostar de desenhar no ano passado, quando passou a fazer criações com lápis grafite. Mas foi durante o isolamento social que ela realmente se dedicou mais, após ter se inscrito em um curso que ensinava a retratar galáxias em aquarela.

Sobre o concurso, ela contou para o Joca: “Eu fiquei muito feliz porque é uma lembrança muito forte. Daqui a 20 anos, vou poder abrir o livro e ver que eu que desenhei!”. Como prêmio, os ganhadores recebem dez obras da autora (escolhidas por eles), um exemplar de O Ickabog com a assinatura de J. K. Rowling e 20 cópias do livro para serem doadas. “Vou doar para uma biblioteca que eu frequentei quando era pequena e de que gostava muito. É uma biblioteca que incentiva muito a leitura entre as crianças e acho que vão ser bem utilizados lá”, conta Tatiana.

A curiosidade para conhecer o desenho da leitora do Joca vai ter que aguardar pela publicação do livro em português. O lançamento mundial está previsto para 10 de novembro.

Tatiana B., de 11 anos, ficou entre os 34 selecionados para estar na versão brasileira do livro | #pracegover: Tatiana está sentada enquanto desenha sobre uma mesa. Em suas mãos, lápis e caderno. O desenho é o mico-leão-dourado que representa a mascote do Joca. Foto: arquivo pessoal

O Ickabog
O novo livro de J. K. Rowling é uma espécie de conto de fadas sobre a relação do Rei Fred, o Corajoso, com a população de seu país, Cornucópia (uma nação fictícia). Tudo parecia correr bem no reino até a descoberta de que a lenda sobre um monstro, o Ickabog, é real.

Acesse a matéria sobre o concurso no site do Joca: bit.ly/concurso-Ickabog

#pracegover: capa do livro O Ickabog, em tons de verde, com o nome do livro em amarelo. Crédito de imagem: Divulgação

Fontes: Bertrand, The Ickabog e Wook.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 159 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido