São Paulo proíbe itens descartáveis
A nova lei começará a valer a partir de 1° de janeiro de 2021. Foto: Divulgação.

Por Cristina S., 12 anos, e Murilo M., 10 anos

No dia 13 de janeiro, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, aprovou uma lei que proíbe o uso de itens de plástico em estabelecimentos comerciais. A lei passa a valer na cidade em 1° de janeiro de 2021. O objetivo é reduzir as 635 mil toneladas de resíduos plásticos recolhidas por ano em domicílios paulistanos. Com isso, São Paulo se torna a primeira cidade brasileira a estender a proibição além de sacolas, copos e canudos.

Os utensílios vetados são copos, facas, garfos, pratos, mexedores de bebida e varas que prendem balões. Esses produtos terão que ser trocados por materiais biodegradáveis (feitos de componentes naturais que se decompõem sem prejudicar o ambiente), reutilizáveis (que podem ser usados mais vezes) ou que podem passar por compostagem (reciclagem do lixo orgânico).

Os alvos da lei são hotéis, restaurantes, bares e padarias, além de espaços para festas infantis, clubes noturnos, salões de dança e eventos culturais e esportivos.

A fiscalização será feita por agentes da prefeitura. A punição para quem descumprir a lei vai de advertência (na primeira ocorrência) e multa entre mil e 8 mil reais até o fechamento do local (quando repetir a ocorrência pela sexta vez).

Contra a lei
A Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) diz que cumprirá a determinação, apesar de ser contrária à medida. E afirma que “banir o plástico não é a solução”, já que “a capacidade do material de ser reciclado o torna compatível com o atual modelo de consumo sustentável”.

Para a entidade, a solução é incentivar o descarte adequado do plástico, educando a indústria e os consumidores, e implantar a coleta para reciclagem.

O que eu penso sobre…
“Eu acho que a lei tem um objetivo muito bom, porque nestes últimos tempos, o mundo anda muito poluído.” Lorena A., 10 anos

Lorena-Oficina-Ferias-Janeiro-2020

O plástico no Brasil
• 2015: a cidade de São Paulo proíbe a distribuição de sacolas plásticas descartáveis nos supermercados (são autorizadas apenas versões biodegradáveis).
• 2018: o Rio de Janeiro se torna a primeira capital a banir canudos plásticos — medida tomada por São Paulo em 2019.
• Atualmente: oito estados brasileiros e o Distrito Federal (DF) proíbem os canudos. No DF, copos plásticos também são vetados.
• Futuro: um projeto de lei discutido no Congresso Nacional quer proibir sacolas, pratos, copos e talheres plásticos em todo o Brasil.

Com 11,3 milhões de toneladas por ano (o peso de mais de um milhão de elefantes-da-savana), o Brasil é o quarto maior produtor de resíduo plástico do mundo. Apenas 145 mil toneladas desse total são reciclados.

 

Fontes: Banco Mundial, Fórum Econômico Mundial, ONU e WWF.

 

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (7)

  • Teo

    3 anos atrás

    Foi muito legal eu ler isso

  • Giovanni Calvo

    3 anos atrás

    Concordo pois nosso planeta está lentamente indo para o buraco por conta dos presidentes, etc, porque se ajudarmos todos nós vamos ter um lindo planeta no futuro

  • Madu!

    4 anos atrás

    concordo com a Lorena

  • bruno Sohsten

    4 anos atrás

    achei interessante a reportagem.

  • Gamer pro 2020

    4 anos atrás

    adorei toda a reportagem se vocês colocassem mais imagens seria bem mais legal

  • banana

    4 anos atrás

    gostei demaissssss

  • potates

    4 anos atrás

    muito bom muito bom

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido