Entre os utensílios vetados estão copos, facas, garfos e pratos
Por Cristina S., 12 anos, e Murilo M., 10 anos
No dia 13 de janeiro, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, aprovou uma lei que proíbe o uso de itens de plástico em estabelecimentos comerciais. A lei passa a valer na cidade em 1° de janeiro de 2021. O objetivo é reduzir as 635 mil toneladas de resíduos plásticos recolhidas por ano em domicílios paulistanos. Com isso, São Paulo se torna a primeira cidade brasileira a estender a proibição além de sacolas, copos e canudos.
Os utensílios vetados são copos, facas, garfos, pratos, mexedores de bebida e varas que prendem balões. Esses produtos terão que ser trocados por materiais biodegradáveis (feitos de componentes naturais que se decompõem sem prejudicar o ambiente), reutilizáveis (que podem ser usados mais vezes) ou que podem passar por compostagem (reciclagem do lixo orgânico).
Os alvos da lei são hotéis, restaurantes, bares e padarias, além de espaços para festas infantis, clubes noturnos, salões de dança e eventos culturais e esportivos.
A fiscalização será feita por agentes da prefeitura. A punição para quem descumprir a lei vai de advertência (na primeira ocorrência) e multa entre mil e 8 mil reais até o fechamento do local (quando repetir a ocorrência pela sexta vez).
Contra a lei
A Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) diz que cumprirá a determinação, apesar de ser contrária à medida. E afirma que “banir o plástico não é a solução”, já que “a capacidade do material de ser reciclado o torna compatível com o atual modelo de consumo sustentável”.
Para a entidade, a solução é incentivar o descarte adequado do plástico, educando a indústria e os consumidores, e implantar a coleta para reciclagem.
O que eu penso sobre…
“Eu acho que a lei tem um objetivo muito bom, porque nestes últimos tempos, o mundo anda muito poluído.” Lorena A., 10 anos
O plástico no Brasil
• 2015: a cidade de São Paulo proíbe a distribuição de sacolas plásticas descartáveis nos supermercados (são autorizadas apenas versões biodegradáveis).
• 2018: o Rio de Janeiro se torna a primeira capital a banir canudos plásticos — medida tomada por São Paulo em 2019.
• Atualmente: oito estados brasileiros e o Distrito Federal (DF) proíbem os canudos. No DF, copos plásticos também são vetados.
• Futuro: um projeto de lei discutido no Congresso Nacional quer proibir sacolas, pratos, copos e talheres plásticos em todo o Brasil.
Com 11,3 milhões de toneladas por ano (o peso de mais de um milhão de elefantes-da-savana), o Brasil é o quarto maior produtor de resíduo plástico do mundo. Apenas 145 mil toneladas desse total são reciclados.
Fontes: Banco Mundial, Fórum Econômico Mundial, ONU e WWF.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Foi muito legal eu ler isso
Concordo pois nosso planeta está lentamente indo para o buraco por conta dos presidentes, etc, porque se ajudarmos todos nós vamos ter um lindo planeta no futuro
concordo com a Lorena
achei interessante a reportagem.
adorei toda a reportagem se vocês colocassem mais imagens seria bem mais legal
gostei demaissssss
muito bom muito bom
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.