O líder norte-coreano Kim Jong-un acenou com a possibilidade de reatar a comunicação com a vizinha Coreia do Sul. O gesto ocorreu em seu pronunciamento de ano-novo.

Kim Jong-un em seu pronunciamento de ano-novo

Kim afirmou que está considerando a ideia de enviar uma delegação aos Jogos Olímpicos de Inverno, que ocorrem em Pyeongchang, entre 9 e 25 de fevereiro, na Coreia do Sul.

Os patinadores artísticos Ryom Tae-ok e Kim Ju-ik são os dois únicos atletas norte-coreanos classificados para os Jogos.

Com a iniciativa norte-coreana, o ministro da Unificação da Coreia do Sul, Cho Myoung-gyon, propôs uma conversa entre os dois países no próximo dia 9 de janeiro, na aldeia de Panmunjom, fronteira entre norte e sul.

Os patinadores Ryom Tae-ok e Kim Ju-ik

Para o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, o discurso de Kim Jong-un é uma grande oportunidade para debater uma forma de melhorar as relações bilaterais. Mas o governante ressaltou que o programa nuclear não pode ser esquecido.

Nesta quarta-feira (3 de janeiro), as linhas de comunicação entre as Coreias foram reativadas após quase dois anos de interrupção. A medida, divulgada pela imprensa estatal norte-coreana, deve facilitar o diálogo entre os dois países.

“Ratificando a vontade de nosso líder, manteremos um contato estreito e sincero”, disse Ri Son-gwon, presidente do Comitê para a Reunificação Pacífica, agência norte-coreana que administra assuntos externos.

Sinal de paz?

No mesmo pronunciamento que acenou com um diálogo de aproximação em relação à Coreia do Sul, o líder norte-coreano atacou os Estados Unidos, afirmando que todo o território dos EUA está ao alcance de suas armas nucleares. “Sempre tenho um botão nuclear na mesa do meu escritório”, disse Kim.

Em resposta, o presidente americano, Donald Trump usou o Twitter para afirmar que também tem um botão nuclear, “muito maior e mais poderoso que o dele”.

Sobre a aproximação entre as Coreias, Trump foi mais uma vez às redes para se pronunciar, e disse que a atitude de Kim significa que a proposta de diálogo é uma evidência de que as sanções impostas a Pyongyang estão surtindo efeito. “Talvez sejam boas notícias, talvez não”.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • SOFIA FONSECA PERRONE

    2 anos atrás

    amo patinação so de olhar mas amo

  • shewyllslen anjos

    4 anos atrás

    amo a coreia demais e fico ainda mais feliz que as duas estão em segurança de não ser explodida sksksk

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido