Keir Starmer faz coletiva de imprensa em frente à residência oficial do cargo de primeiro-ministro, em 10 Downing Street. Crédito de imagem: Leon Neal/Getty Images/reprodução

Em 5 de julho, o Partido Trabalhista garantiu a maioria dos assentos do parlamento britânico, após as eleições convocadas pelo então primeiro-ministro Rishi Sunak. Assim, Keir Starmer, líder do partido, assume como novo premiê do Reino Unido. Essa é a primeira vez, em 14 anos, que o Partido Conservador deixa o comando do governo inglês.

Primeiro-ministro: premiê ou primeiro-ministro é o chefe de um governo parlamentarista como o do Reino Unido. O cargo também pode figurar em governos semipresidencialistas (ou seja, com a presença de um primeiro-ministro e um presidente).

Parlamento: assembleia composta por políticos que representam os cidadãos.

Entenda como o ex-premiê do Reino Unido convocou, em 22 de maio, as novas eleições.

Até a publicação desta matéria, o Partido Trabalhista havia conquistado 406 assentos parlamentares de um total de 644 já declarados (seis ainda estavam em contagem). Os conservadores, por sua vez, garantiram 119 assentos e os Liberais Democratas, 71 — o restante se distribuiu entre siglas menores. 

O ex-primeiro-ministro publicou (em tradução livre do inglês): “Eu dei tudo de mim neste trabalho. Mas vocês enviaram uma mensagem clara e o julgamento de vocês é o único que importa. Este é um dia difícil, mas saio deste cargo honrado por ter sido primeiro-ministro do melhor país do mundo”.


Rei Charles III dá as boas-vindas ao novo premiê, no Palácio de Buckingham. Crédito de imagem: Yui Mok – WPA Pool/Getty Images/reprodução

No primeiro discurso oficial, Keir Starmer reconheceu o trabalho do antecessor, mas afirmou que pretende tomar ações para promover grandes mudanças no governo. “Por mais violentas que sejam as tempestades da história, uma das grandes forças desta nação sempre foi a nossa capacidade de navegar para águas mais calmas. E, no entanto, isso depende dos políticos, especialmente daqueles que defendem a estabilidade e a moderação, como eu, reconhecendo quando devemos mudar de rumo”, declarou o novo premiê.

Em tradução livre do inglês, Keir Starmer disse em publicação: “Meu governo irá servi-los. Políticos podem ser uma força do bem. O trabalho para mudanças começa hoje”.

Partido Conservador x Partido Trabalhista

O Partido Trabalhista não lidera o parlamento britânico há mais de 14 anos. Os dois grupos defendem aspectos econômicos e sociais divergentes. Enquanto o Conservador (à direita no espectro político) adota medidas que valorizam, entre outros elementos, o livre mercado (quando o Estado, ou seja, o governo, não atua tão diretamente em decisões econômicas, com as empresas privadas tendo maior participação), o Trabalhista (mais à esquerda) prioriza questões associadas à causa de trabalhadores e a regulamentação do governo sobre direitos e economia.

Fontes: parlamento britânico, governo do Reino Unido, Keir Starmer (X), Rishi Sunak (X), Richmond & Twickenham Times, Ipsos, CNN, UOL e BBC.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido