Por Joanna Cataldo

Cenoura, orégano, menta, rosas, espaço para compostagem e cartazes com mensagens sobre a natureza. Tudo isso pode ser encontrado na casa de Mateo A., de 12 anos, morador da cidade de Lima, no Peru. Ele é uma das crianças que criaram uma TiNi, projeto da ONG peruana Ania que estimula crianças e adolescentes a cuidar de áreas verdes em casa, na escola, no bairro e na comunidade.

Reconhecido pela Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) desde 2012, o projeto dá orientações sobre manejo e sustentabilidade, além de incentivar os jovens a personalizar os espaços de acordo com seus gostos. “Um professor da minha escola sugeriu que fizéssemos uma TiNi em nossa casa. Gostei muito da ideia porque meus avós me ensinaram a cuidar das plantas e a preservar a natureza”, diz Mateo.

O jovem conta que recebeu a ajuda de amigos e vizinhos para desenvolver o projeto e hoje mantém uma rotina de atenção e cuidados com as plantas. “No verão, rego até quatro vezes por semana e adubo a terra”, explica. “Não importa se o espaço que você tem é grande ou pequeno. Você pode começar plantando dentro de garrafas, por exemplo.”

Já Tatiana F., de 11 anos, participou da construção de uma TiNi na escola, em Lima. Ela conta que todo o trabalho foi feito em grupo, sendo cada aluno responsável por uma função. “Havia equipes para regar as plantas, remover a terra, preparar o fertilizante, tirar as ervas daninhas, entre outros”, explica. Hoje, o espaço, que continua sendo cuidado pelos estudantes, tem flores, árvores frutíferas, vegetais diversos, pedras pintadas com cara de sapo e aranha e até um caminho para transitar.

Atualmente, existem iniciativas de TiNi em mais de dez países, como Canadá, Chile e Japão.

Quer saber fazer como uma tini? Acesse bit.ly/tiniguia

Antes. #PraCegoVer: Cinco crianças brincam com ferramentas de jardinagem em uma rua de terra íngreme e cheia de pedras. Atrás deles, casas à distância.
Depois. #PraCegoVer: cinco crianças leem em um espaço com plaquinhas e potes de plantas coloridos. Elas estão cercadas de árvores e um jardim bem cuidado.

 

 

 

 

 

 

Reportagem originalmente publicada na edição 128 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido