Sanaa Hiremath mora na Flórida, Estados Unidos, tem 11 anos e se descreve como uma garota que gosta de ouvir música, nadar e andar de bicicleta. Além disso, ela é a recordista mundial pelo Guinness Book (o livro dos recordes) em contas matemáticas feitas de cabeça (sem calculadora ou papel e caneta).

recorde matemática
#pracegover: Sanaa Hiremath segurando quadro com certificado do Guinness. Ela usa um vestido com estampas-cor-de-rosa. Crédito de imagem: reprodução de vídeo

Para testar a habilidade de Sanaa, a equipe do Guinness criou um problema de multiplicação com 12 dígitos. A menina foi vendada até a sala em que estava a questão e só teve autorização para olhar quando o cronômetro já tinha começado a contar o tempo. Ela completou o desafio em menos de dez minutos — e acertou o resultado, é claro.

Quem teve a ideia de chamar o Guinness foi a pediatra da Sanaa. A jovem foi diagnosticada, aos 2 anos, com autismo. Priya Hiremath, mãe da Sanaa, disse que sempre soube que a menina tinha talento para matemática. “Na primeira vez que introduzimos o conceito de multiplicação, ela foi capaz de responder instantaneamente”, contou em entrevista ao site Spectrum News.

O recorde de Sanaa pode ser desafiado por qualquer um, inclusive adultos. Ela mesma tem a opção de se voluntariar para, no futuro, superar o próprio feito.

O que é o autismo?
Também conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), faz o cérebro de algumas pessoas funcionar de um jeito diferente. Muitas vezes, as crianças com esse transtorno podem ter dificuldades para se comunicar, seja usando fala, gestos ou expressões faciais. Elas também podem se sentir desconfortáveis próximas de outras pessoas. Isso não significa que não conseguem se relacionar, e sim que têm um modo distinto de fazer isso.

Fontes: Guinness Book, Spectrum News e UPI.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 172 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (4)

  • João Pedro Poggio

    1 ano atrás

    legal

  • Rachel Almeida

    1 ano atrás

    caraca bixo mina inteligente

  • FãDeAutistasMitos

    2 anos atrás

    Muito legal ver autistas quebrando recordes,isso mostra que eles são capazes.

  • Rachel Almeida

    1 ano atrás

    vdd

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido