O norte-americano Chris Nikic, de 21 anos, entrou para o livro dos recordes, o Guinness Book, como a primeira pessoa com síndrome de Down a completar o triatlo Ironman, competição em que os participantes têm que nadar, pedalar e correr. No evento deste ano, realizado em 7 de novembro, na Flórida, Estados Unidos, os competidores nadaram 3,4 quilômetros do Golfo do México, pedalaram 180 quilômetros pela cidade de Panama City Beach e correram uma maratona (42 quilômetros).

Pelas regras, os participantes tinham que fazer todo o trajeto em, no máximo, 17 horas. Nikic completou em 16 horas e 46 minutos. “Objetivo definido e alcançado”, escreveu ele no Instagram. “Agora é hora d estabelecer um objetivo ainda maior para 2021. Qualquer que seja a meta, a estratégia será a mesma: tentar ficar 1% melhor a cada dia.”

Nikic começou a participar de competições de triatlo aos 16 anos. Durante dois anos, porém, teve que parar em razão de cirurgias no ouvido. Quando voltou a treinar, mal aguentava correr 100 metros ou nadar por muito tempo na piscina. Mesmo assim, ele insistiu até retomar o desempenho. “Eu fui de quase não conseguir fazer nada a participar de uma competição oficial de triatlo”, contou ele.

#pracegover: Chris Nikic veste roupa preta com detalhes azul, adequada para a prática do ciclismo. Na cabeça, usa capacete e óculos no rosto. Chris está pedalando em um área com várias árvores. Foto: Michael Reaves/Getty Images for IRONMAN

As distâncias no Triatlo Ironman
– Nadar 3,4 quilômetros: mais ou menos o espaço ocupado por 60 piscinas olímpicas enfileiradas.
– Pedalar 180 quilômetros: quase o dobro da distância entre as cidades de São Paulo e Campinas.
– Maratona: mais do que o dobro da extensão da Barra da Tijuca, a maior praia da cidade do Rio de Janeiro.

Fontes: BBC, Guinness World Records, Instagram e site oficial de Chris Nikic

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 161 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Lana

    3 anos atrás

    Chris Nikic mostra para todo mundo que pessoas com síndrome de Down podem realizar grandes feitos. O Triatlo Ironman é uma prova que somente grandes atletas conseguem completar. Às vezes nós temos preconceito com pessoas Down e pensamos que elas são incapazes, Nikic é a prova de que quem pensa assim está muito errado. Adorei essa notícia, escrevam mais histórias de superação como essa, Jonal Joca. Isso nos motiva muito.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido