planeta-dois-sóis

Wolf Cukier, 17 anos, estava no terceiro dia como estagiário em um escritório da agência espacial norte-americana, a Nasa, em Maryland, nos Estados Unidos, quando descobriu um planeta com dois sóis. O achado aconteceu no ano passado, mas só foi divulgado em janeiro.

Wolf fazia um programa de estágio, e o trabalho dele era analisar dados gravados pelo Satélite de Pesquisa de Exoplaneta em Transição (Tess, na sigla em inglês). Ativo desde 2018, o instrumento possui quatro câmeras que registram pedaços do espaço fora do Sistema Solar. As imagens geram gráficos de como o brilho das estrelas mudam. Quando o brilho apresenta um padrão específico, pode significar que ela está passando por um planeta até então desconhecido. 

“Pensei que fosse um eclipse estelar [quando uma estrela passa na frente da outra], mas o padrão de tempo era diferente. Acabou que era um planeta”, disse o garoto, em comunicado da Nasa. 

Cientistas verificaram a observação de Wolf e concluíram que ele descobriu um planeta 6,9 vezes maior do que a Terra. Localizado a 1.300 anos-luz de distância, ele foi batizado de TOI 1338 b. 

Glossário
Ano-luz: é a distância percorrida pela luz durante um ano. Equivale a, aproximadamente, 9.461.000.000.000 de quilômetros.

Projeto Tess
O jovem Wolf Cukier não passou por um treinamento extenso ou aprofundado para fazer a descoberta. O projeto Tess recruta pessoas comuns que acompanham a transmissão on-line de padrões no brilho das estrelas. Quando a transmissão apresenta alterações específicas, eles avisam os cientistas responsáveis. O projeto funciona dessa forma porque seres humanos são melhores do que computadores nesse trabalho.

Nós conversamos com o Wolf Cukier

Quando você começou a se interessar por ciência e astronomia?

Eu sempre me interessei por ciência. Minha mãe tem conhecimento em geologia e passou esse amor por ciência para mim. Entrei para a equipe da Olimpíada de Ciências no ensino médio. O programa de Pesquisa e Ciências da minha escola me permitiu explorar meus interesses e forneceu suporte para conseguir o meu estágio.

Como você conseguiu descobrir um planeta com dois sóis?

O processo é parecido com o de descobrir um planeta com um único sol. Quando o planeta passa entre o astro maior e o telescópio, ele bloqueia parte da luz que chega ao nosso telescópio e isso aparece nos gráficos.

Qual foi a sua reação ao perceber que fez uma descoberta tão importante e legal?

Eu fiquei empolgado. Ao entrar no estágio, eu sabia que  tinha a chance de encontrar um planeta, mas não esperava por isso. Havia apenas 12 planetas com dois sóis encontrados anteriormente e nenhum deles foi descoberto pelo projeto TESS.

Você já teve outras realizações na ciência anteriormente?

Eu já havia publicado um artigo sobre a zona habitável de planetas com dois sóis. https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1538-3873/ab50cb/pdf

Como um fã de Star Wars, o que essa descoberta significa para você?

É legal descobrir um planeta similar a Tatooine (planeta fictício da série onde morou o personagem principal, Luke Skywalker).

Quais são os seus planos futuros na Nasa ou na ciência?

Eu planejo estudar física ou astrofísica na faculdade. Eu ainda não sei exatamente o que vou fazer da vida, mas considero seriamente a possibilidade de virar um pesquisador.

O que você tem a dizer para as crianças brasileiras e jovens que se interessam por ciência e espaço?

Eu diria para perseguirem os seus sonhos. O que eu fiz precisou de algum conhecimento, mas a maior parte foi dedicação e esforço.

Fontes: G1, MSN e Nasa

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • johana

    3 anos atrás

    gosto de suas jonais

  • Lucca.S.O.Carvalho

    4 anos atrás

    nossa bem loko

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido